O helicóptero Ingenuity, da Nasa, conseguiu completar seu 13º voo pelos céus de Marte no último sábado (4). A quantidade de decolagens é bem maior do que o que era esperado pela equipe que coordena a missão. A expectativa é que fossem feitos apenas alguns voos de demonstração.

Em seu 13º voo, o Ingenuity, ou “Ginny”, para os íntimos, viajou a cerca de 12 km/h, um pouco menos do que os 14,4 km/h atingidos durante o 12º voo. Durante a viagem do último sábado, o veículo captou algumas imagens do sudoeste da região de South Seítah.

publicidade

Segunda viagem

De acordo com a equipe do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa (JPL), a patrulha desta área deve auxiliar o rover Perseverance em seus próximos movimentos. A varredura feita pelo helicóptero pode ajudar o rover a não atolar em um buraco, por exemplo.

Esta foi a segunda vez que o Ingenuity explorou a região de South Seítah, que tem entre suas principais particularidades o fato de ter um terreno variável, que causa um “risco substancial” para o Perseverance. Apesar disso, a região é descrita como “geologicamente intrigante”.

Mais baixo e mais curto

Outra diferença em relação ao voo 12 ficou na altitude atingida pelo Ingenuity, que foi um pouco inferior entre uma viagem e outra. Enquanto após a 12ª decolagem o helicóptero atingiu 10 metros de altura, em seu 13º voo, a altitude atingida foi de oito metros.

A área explorada durante o voo foi de cerca de 210 metros, que é um pouco menos do que os 450 do voo anterior. A viagem durou exatos um minuto e quarenta e um segundos e nela foram tiradas 10 fotos, todas apontando para o sudoeste.

Leia mais:

A ideia da equipe do JPL para o 13º voo do Ingenuity era conseguir explorar uma área de afloramento que havia sido visualizada durante o voo 12. O foco da equipe ficou em uma linha de cume e afloramento bastante específica vista no voo anterior.

Por fim, as câmeras instaladas no veículo apontaram para o Sudoeste. O objetivo é que essas novas imagens sejam sobrepostas com as que foram tiradas no voo anterior, mas com uma perspectiva diferente, vinda de uma altitude menor.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!