Em 7 de setembro de 1822, de acordo com a história oficial, Dom Pedro I ergueu uma espada às margens do Rio Ipiranga e gritou: “Independência ou Morte”. Existem controvérsias sobre se as coisas realmente aconteceram dessa forma, mas este não é o foco da nossa conversa.

O fato é que 7 de setembro é o dia em que é comemorada a Independência do Brasil e aflora um certo sentimento patriótico. Por isso, o Olhar Digital preparou uma lista especial com sete filmes nacionais que podem ter passado despercebidos e que estão no streaming para você conferir!

publicidade

Estômago (2007)

Este filme do diretor Marcos Jorge conta a história de Raimundo, um homem que sai do interior para a cidade grande. Neste processo, ele descobre seu talento para a cozinha, cresce na vida e encontra um amor disfuncional, em uma jornada cheia de surpresas. O filme está na Netflix.

O Som ao Redor (2012)

No primeiro longa de Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau, vizinhos de um bairro rico resolvem contratar uma misteriosa empresa de segurança para tentar diminuir a segurança do local. Porém, as coisas ficam estranhas com a ação desses homens. O filme também está disponível na Netflix.

As Boas Maneiras (2017)

Esta fantasia de Juliana Rojas e Marco Dutra conta a história de Ana, uma enfermeira que é contratada para ser babá do filho ainda não nascido de Ana. Porém, a chegada da criança traz uma grande surpresa: ela é um lobisomem. O filme está disponível no Canal Brasil pelo Globoplay + canais ao vivo.

Três Verões (2019)

Patrões benevolentes emprestam dinheiro para Madá, uma empregada doméstica, abrir um quiosque de beira de estrada. O que ela não poderia imaginar é que esse empréstimo a colocaria como uma das investigadas de um gigantesco esquema de corrupção. O filme está no Telecine Premium.

À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)

Vamos aos clássicos? O mito fundador do personagem mais famoso de José Mojica Marins conta a história de Zé do Caixão, um coveiro que busca ter um filho e, para isso, violenta a namorada de um amigo, que vai em busca de vingança. O filme está no catálogo do Globoplay.

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)

O clássico de Glauber Rocha conta a história do vaqueiro Manuel, que se revolta com a exploração sofrida no sertão nordestino e mata um coronel. O longa conta sua história de fuga junto com a esposa, Rosa, e sua entrada no culto do profeta Sebastião. O filme está no Globoplay.

Leia mais:

O Homem que Desafiou o Diabo (2007)

Para fechar, vamos rir um pouco? Este filme conta a história da transformação do pacato Zé Araújo no temido Ojuara, um anti-herói que vaga pelo sertão em busca de uma Terra Prometida à brasileira, de onde se emana leite e mel. O filme também está disponível no Globoplay.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!