O TikTok só vê aumentar o tempo de visualização na plataforma desde que ultrapassou o YouTube nos Estados Unidos e no Reino Unido – em agosto e maio de 2020, respectivamente.

Apesar de o relatório da empresa de análise de aplicativos App Annie considerar apenas usuários Android, é plausível considerar que o mesmo comportamento de crescimento seja observado também em outros aparelhos e em outros países. Afinal, as dancinhas do TikTok estão em todos os cantos.

publicidade

Consumo equivale a 1 dia por mês

Nos Estados Unidos, o aplicativo do ByteDance ultrapassou o YouTube pela primeira vez em agosto do ano passado em celulares Android. Recentemente, em junho de 2021, seus usuários assistiram a mais de 24 horas de conteúdo por mês, em comparação com 22 horas e 40 minutos na plataforma de vídeo do Google.

Já no Reino Unido, a diferença é ainda mais gritante: o TikTok ultrapassou o YouTube em maio do ano passado. Atualmente, os usuários de lá assistem a quase 26 horas de conteúdo por mês, em comparação com menos de 16 no YouTube.

Expansão meteórica

Apesar das ameaças de que seria proibido nos Estados Unidos, em 2020, a adesão ao aplicativo se manteve firme. Isso é curioso também por conta do tamanho de 3 minutos da maior parte de seus vídeos – enquanto no YouTube o formato preferido é de 10 minutos.

Se você está curioso para saber exatamente como o TikTok obteve tanto sucesso, o App Annie avalia que as razões são “vídeo curto, conteúdo autêntico e transmissão ao vivo”. Portanto, não surpreende que o YouTube esteja tentando imitar o formato de vídeo curto com o lançamento do YouTube Shorts.

Leia também:

YouTube ainda reina

Considerando apenas os telefones Android, o YouTube ainda é o número um em termos de tempo gasto entre “Aplicativos Sociais e de Entretenimento” no primeiro semestre deste ano no mundo.

O TikTok aparece em quinto lugar, ficando atrás de três aplicativos do Facebook: Facebook, WhatsApp e Instagram.

O YouTube ainda está à frente no tempo gasto em geral, sem dúvida, por causa de seus dois bilhões de usuários em comparação com os cerca de 700 milhões do TikTok, observa a BBC News.

Os dados do App Annie mostram ainda que os usuários também gastam mais dinheiro no YouTube do que no TikTok em iOS e Android em todo o mundo (excluindo os usuários de Android na China).

Comenta aqui embaixo em qual dos dois você passa: TikTok ou YouTube.

Fonte: The Verge