O instituto de pesquisas de tecnologia Counterpoint revelou que a MediaTek liderou as vendas de SoCs de smartphones entre abril e junho de 2021. De acordo com o levantamento, a empresa superou concorrentes como a Qualcomm, Apple e Samsung, tomando 43% do mercado no período.

Conhecida pelos processadores Dimensity, a MediaTek é uma empresa taiwanesa que tem como diferencial o foco em processadores intermediários. De acordo com a Counterpoint, o foco nesta fatia do mercado fez com que a participação da empresa somasse o da participação da Qualcomm e da Apple juntas, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

publicidade

Apesar disso, o levantamento também indica que quando se trata especificamente do segmento de smartphones 5G, a empresa ainda está atrás da Qualcomm que lidera o mercado de smartphones de ponta com a linha de processadores Snapdragon 888. De acordo com o levantamento, a Qualcomm tem 55% deste mercado, enquanto a MediaTek tem apenas 30%.

Leia mais:

Huawei fechou o trimestre com prejuízo  

Enquanto a MediaTek celebra o crescimento do mercado, a pesquisa da Counterpoint também revelou que o período foi o pior do ano para a Huawei. Em decorrência dos bloqueios comerciais estipulados pelos Estados Unidos, a fabricante chinesa foi obrigada a paralisar a fabricação de smartphones com chips da HiSilicon, além de sofrer com a adaptação de processadores como o Snapdragon 888 4G nos modelos Huawei P50.

Apesar destes chips serem compatíveis com a tecnologia 5G, a fabricante não obteve modens para equipá-los a tempo do lançamento. A expectativa é que a empresa retome este prejuízo nos próximos trimestres graças à troca de fornecedores americanos por empresas sediadas na China.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!