O Olhar Espacial desta sexta-feira (10), às 21h (horário de Brasília), receberá o professor Dr. Felipe Braga Ribas, que trabalha na caracterização física de pequenos corpos, a partir da observação de ocultações estelares.

Ele é o autor líder do trabalho que descreve a descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno corpo do sistema solar, o centauro (10199) Chariklo.

Professor da UTFPR-Curitiba desde 2015, trabalha no Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e atua no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), além de coordenar o Clube de Astronomia da UTFPR (CAUTEC).

Em 2017, o Dr. teve seu nome atribuído ao asteroide 10999 que, em sua homenagem, passou a se chamar “Braga-Ribas”. O asteroide (10999) Braga-Ribas orbita o Sol entre Marte e Júpiter, no cinturão principal de asteroides, a 2,6 ua (unidades astronômicas, distância média Terra ao Sol) e tem um tamanho estimado de 8 km.

Foi descoberto em 1978 no monte Palomar, EUA, por Eleonor F. Helin e Schelte J. Bus. As propriedades do objeto, junto com a justificativa para a homenagem, podem ser encontradas no site do Minor Planet Center, que gerencia estes objetos.

Dr. Felipe Braga Ribas
Dr. Felipe Braga Ribas. Créditos: Reprodução/YouTube

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

A divulgadora científica Bruna Marques, que atua nos projetos Papo Astronômico, Canal Papo Astronômico e Giro Astronômico, será a entrevistadora convidada nesta edição.

Bruna Marques
Bruna Marques. Créditos: Arquivo pessoal

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!