Pesquisa recente de uma equipe liderada pela Universidade McGill, do Canadá, descobriu que o herbicida glifosato – comumente vendido sob o rótulo de Roundup – pode alterar a estrutura das comunidades naturais de bactérias e zooplâncton de água doce. As informações são do site Phys.

De acordo com os pesquisadores, concentrações aquáticas de 0,1mg/L de glifosato já são o suficiente para causar perdas de zooplânctons.

Herbicida glifosato (Roundup – usado para controlar ervas daninhas, principalmente em campos de milho e soja) coloca ecossistemas de água doce em risco. Imagem: Pixavril – Shutterstock

“Como o plâncton forma a base da cadeia alimentar nos ecossistemas de água doce, é muito importante entender como as comunidades do plâncton respondem aos pesticidas amplamente usados”, disse Jesse Shapiro, professor associado do Departamento de Microbiologia e Imunologia de McGill. “Nossa pesquisa mostra que a estrutura dessas comunidades pode ser prejudicada sob as diretrizes de qualidade da água atualmente aceitáveis”

Usando tanques de água doce para testar a toxicidade de agroquímicos

Os estudos de toxicidade geralmente dependem de testes de laboratório com uma única espécie, ignorando a possível influência de muitos fatores ambientais e interações entre espécies nas respostas da comunidade aos poluentes.

Nesses estudos, os pesquisadores usaram uma matriz em grande escala de lagos experimentais de mil litros cheios de água de lago para obter uma melhor compreensão dos efeitos dos produtos químicos em organismos planctônicos de ocorrência natural.

Uma das poucas espécies a se mostrar resistente à contaminação severa com glifosato foi o Scapholeberis mucronata, um zooplâncton de água doce comumente encontrado em Québec e em outras partes da América do Norte. Imagem: Marie-Pier Hébert

Eles registraram as respostas das comunidades de bactérias, algas e zooplâncton à presença individual e conjunta de três produtos químicos comumente usados ​​por agricultores em todo o mundo: o herbicida glifosato (Roundup – usado para controlar ervas daninhas, principalmente em campos de milho e soja), o inseticida neonicotinoide imidaclopride (usado para controlar insetos sugadores e perfuradores) e fertilizantes nutritivos.

“Descobrimos que quando aplicamos os pesticidas e fertilizantes sozinhos e em combinação, em uma ampla gama de concentrações, o glifosato foi o condutor mais influente da estrutura da comunidade entre os agroquímicos”, disse Andrew Gonzalez, professor do Departamento de Biologia da McGill e do Liber Cadeira Ero em Conservação da Biodiversidade.

Bactérias de água doce e zooplâncton reagem de forma diferente ao glifosato

Segundo a pesquisa, curiosamente, a contaminação com glifosato afetou as bactérias de água doce e o zooplâncton de maneiras diferentes. As comunidades bacterianas foram inicialmente afetadas por altas concentrações de glifosato, mas poderiam se recuperar desse estresse em poucos dias.

“Acreditamos que elas puderam se recuperar porque vieram de um lago intocado e a comunidade inicial era diversa o suficiente para ‘amortecer’ um impacto tão grande”, disse Naila Barbosa da Costa, estudante de doutorado em Biologia na Universidade de Montreal e autora principal de um artigo sobre bacterioplâncton em Ecologia Molecular. “Não sabemos se as comunidades bacterianas de ecossistemas menos diversos seriam capazes de lidar com uma forte contaminação da mesma forma”.

Na primeira exposição ao glifosato, a abundância e diversidade da comunidade zooplanctônica diminuíram rapidamente. Depois disso, a abundância total de zooplâncton se recuperou em menos de 3 semanas, mas o número de espécies (e, portanto, a diversidade) permaneceu baixo, especialmente em lagoas altamente contaminadas. Isso ocorre porque a aplicação de glifosato eliminou as espécies sensíveis, permitindo que as poucas espécies tolerantes assumissem o controle e proliferassem.