O Google liberou a quinta versão de testes para o Android 12, também colocando esta variante como a última dentro da fase beta do sistema operacional móvel. Por mais próxima que esteja esta build do lançamento oficial do SO para todos os usuários e fabricantes, poucas mudanças estão presentes neste download.

Estamos cada vez mais próximos de poder baixar o Android 12, ao menos se você tem um smartphone Pixel em mãos. Este cenário foi pintado graças ao trabalho do Google em disponibilizar a quinta versão de testes de seu sistema operacional móvel mais recente, anunciado em fevereiro deste ano. Enquanto não existem mudanças drásticas quando esta build é comparada com as anteriores, ela passa a ser a primeira compatível com o Pixel 5a.

publicidade

Leia também

Nesta versão do Android 12 o Google incluiu alguns refinamentos finalizados para o SDK e as APIs NDK, junto de restrições para interfaces alheias ao SDK. Esta sopa de letrinhas significa que o sistema operacional não será mais modificado e é hora dos desenvolvedores fecharem o trabalho que têm com os betas anteriores, deixando o produto pronto para o lançamento oficial.

O Google afirma ainda que este quinto beta está apenas algumas semanas distante do lançamento oficial do Android 12, que tende a chegar primeiro para quem tem um smartphone Pixel compatível e só depois começa a ser distribuído para fabricantes, que fazem as pernas finais de download para cada um de seus smartphones.

Pixel 5a recebe o Android 12 beta pela primeira vez

Durante o período de testes do próprio Android 12, o Google resolveu lançar o Pixel 5a no mercado internacional e ele chegou para os clientes com o Android 11 instalado de fábrica. Com a liberação do quinto beta do novo sistema operacional móvel, o novo smartphone criado pelo próprio gigante das buscas passa a ser listado como compatível e poderá enviar feedbacks sobre a novidade neste hardware.

Via: XDA-Developers e The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!