A BMW está apresentando no IAA Mobility 2021 em Munique um novo conceito de carro elétrico, 100% reciclável e feito de materiais sustentáveis. O i Vision Circular compacto de quatro lugares é imaginado para o ano de 2040 e se concentra em sustentabilidade e luxo.

carro conceito da BMW
Divulgação/BMW

Como o nome sugere, o carro foi projetado usando princípios de economia circular, sendo eles: Re-Think, Re-Duce, Re-Use e Re-Cycle (repensar, reduzir, reusar e reciclar, respectivamente). O i Vision Circular é o primeiro conceito de cinco, simbolizando os planos futuros do BMW Group junto à sustentabilidade no espaço de mobilidade individual premium.

publicidade

Entretanto, Oliver Zipse, chefe da BMW afirma que o veículo é apenas um estudo conceitual. Dessa forma, o carro não oferece uma “primeira amostra” da linguagem de design Neue Klasse, que será introduzida nos EVs da empresa a partir de 2025.

100% reciclável

frente do i Vision Circular
Divulgação/BMW

O design do automóvel é totalmente desenvolvido com material reciclável. Inclusive a bateria de eletrólito sólido, que a BMW diz ter densidade de energia mais alta do que os pacotes de íon de lítio de hoje e que reduz o uso de recursos valiosos.

Em tamanho, o i Vision Circular é semelhante ao atual BMW i3 (primeiro modelo 100% elétrico vendido no Brasil). O carro assume uma forma inteiramente nova para um BMW, misturando elementos SUV e MPV.

carro conceito da BMW sendo apresentado na IAA Mobility
Divulgação/BMW

A parte “reduzir” do briefing remete à redução do número de peças, componentes, materiais e acabamentos de superfície. Isso inclui o exterior, com a grade tradicional em forma de rim da BMW sendo substituída (repensada?) por uma superfície gráfica digital que incorpora os faróis.

O corpo é feito de alumínio secundário e não é pintado, para reduzir ainda mais o uso de materiais. Este alumínio é anodizado para um acabamento dourado claro, que contrasta com uma superfície de aço tratada termicamente na parte traseira.

imagem de cima do i Vision Circular
Divulgação/BMW

Um teto de vidro panorâmico ajuda a aumentar a quantidade de luz interna e, na parte traseira, há uma porta de vidro escurecido, que adota uma única barra de luz LED. As portas fazem a vez de um portal, abrindo de cada lado em direções opostas para fornecer acesso ao interior.

Leia mais:

imagem de como abrem as portas do carro conceito
Divulgação/BMW

As rodas do i Vision Circular são empurradas para as extremidades para maximizar o espaço interior utilizável. Elas combinam com o design do farol e da grade com raios finos. Os pneus, por sua vez, são feitos de borracha natural cultivada de forma sustentável.

Luxo e sustentabilidade

O interior do carro visa combinar design luxuoso com materiais e processos de produção sustentáveis. Essa área do conceito traz os quatro assentos projetados para se parecerem mais com uma decoração doméstica do que com os assentos de carro tradicionais. Eles têm uma moldura de alumínio e estofamento de plástico reciclado.

i Vision por dentro com destaque para o estofado
Divulgação/BMW

O visor do instrumento é uma nova interpretação, o que a BMW chama de experiência “phygital” (uma mistura de físico e digital). Nele, o painel em forma de V impresso em 3D se estende para dentro da cabine. Temos aqui um corpo de cristal com estruturas parecidas com nervos que o atravessam e um efeito de iluminação e seu acabamento é feito com elementos de madeira tratada.

ilustração da BMW de como é o interior do conceito i Vision Circular
Divulgação/BMW

Os instrumentos são realocados de trás do volante para um display head-up na parte inferior do pára-brisa do i Vision Circular. É permitido ao motorista mover os elementos de acordo com sua preferência, por meio de almofadas interativas montadas no volante impresso em 3D. Um novo design de sistema de som digital também é apresentado.

i Vision Circular de costas
Divulgação/BMW

A BMW não deu nenhuma informação técnica sobre o i Vision Circular, como potência ou alcance, devido ao seu posicionamento como um conceito voltado para o futuro. A empresa confirmou, no entanto, que o carro se destina a ser compatível com sistemas de veículo para rede, como carregamento bidirecional e sistemas de mobilidade inteligente baseados em dados.

Embora a BMW insista que não há planos de produção para o i Vision Circular, é provável que alguns dos detalhes de design e princípios de economia circular subjacentes sejam usados ​​em seus futuros EVs. A empresa está planejando lançar 12 novos carros elétricos globalmente até 2023, antes que a geração Neue Klasse radicalmente diferente de EVs comece a chegar em 2025.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.