O presidente da Volkswagen confirmou que a montadora está fabricando mais um veículo para a linha de elétricos de performance, o ID.3 GTX. O novo automóvel, previsto para aparecer em algum momento de 2022, será trabalhado em comparação ao primeiro carro conceito da série, o ID.X, apresentado em maio deste ano.

Ralf Brandstaetter, no Salão de Automóveis Munich Motor Show, confirmou o desenvolvimento do automóvel elétrico para o Auto Express, de maneira categórica: “A decisão está feita. Nós temos o ID.4 GTX e o ID.3 GTX está vindo.”

publicidade

O CEO explica que o hot hatch — um carro de estrutura compacta com porta-malas traseiro, porém com foco em performance — utilizará um motor menos potente que o ID.X, um duplo de 329 cv alimentado por bateria de 77 kWh. A previsão é de que o lançamento apareça com o mesmo trem de força do GTX ID.4, de 295 cv.

homem careca de terno sorridente debruçado sobre capô de carro
Ralf Brandstaetter, posando ao lado do ID.X, quer que ID.3 GTX tenha ênfase em performance. (Imagem: Reprodução/Volkswagen via Motor1)

“Estaremos acrescentando um motor de performance na traseira [do ID.3] para dar ao carro mais aceleração, mais velocidade”, afirma Brandstaetter. Com uma estrutura menor e mais leve, o lançamento deve bater a aceleração do ID.4, que faz de zero a 100 km/h em um intervalo de 6,2 segundos.

publicidade

CEO quer veículos futuristas sem perder diversão de dirigir

Além de comentários sobre o Volkswagen ID.3 GTX, Ralf Brandstaetter deixou claro que carros de entusiastas por direção ainda ocupam a atenção da empresa. “Eles fazem parte da mobilidade. Por um lado, você quer se livrar de manejar o volante por longas distâncias, mas por outro, você quer dirigir”, afirma.

O presidente estima que a potência dos veículos elétricos dará maior interesse aos motoristas em continuar conduzindo. Por fim, Brandstaetter confirmou que a série de elétricos voltados à performance da Volkswagen pode ir muito além da linha GTX.

publicidade

Imagem: Reprodução/Volkswagen via Motor1

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!