Diariamente, o céu nos proporciona cenas espetaculares, mas que, muitas vezes, não conseguimos enxergar. Na noite desta quinta-feira (9), um desses eventos vai acontecer, e o Olhar Digital oferece toda a orientação para você não perdê-lo. Trata-se de uma bela exibição celestial envolvendo a Lua e dois dos objetos mais brilhantes do céu noturno: Vênus e a estrela Spica.

Como observar o triângulo formado por Vênus, Spica e a Lua

Quando o Sol estiver se pondo, olhe em direção ao horizonte no sentido oeste para ver Vênus pairando perto da Lua crescente. É importante salientar que, em razão da baixa altitude do par, uma visão livre do horizonte é essencial. 

Vênus provavelmente chamará sua atenção primeiro; ele estará brilhando menos de 10 graus acima do horizonte – menos do que a largura de seu punho cerrado mantido à distância de um braço. 

Logo acima, à direita do planeta, você verá a fatia esguia da Lua em fase crescente. Esses dois objetos celestes certamente atrairão atenção imediata por causa de seu grande brilho. 

publicidade
Vista de Brasília às 19h31 da noite desta quinta-feira (9). Imagem: Stellarium

Vênus brilha com magnitude -4,1, o que o torna onze vezes mais intenso do que Sírius, a estrela mais brilhante no céu noturno da Terra.

A Lua estará com cerca de 11% de iluminação. Procure também o belo fenômeno conhecido como “Brilho da Terra” – a luz do sol refletida pela Terra, direcionada para a Lua e iluminando vagamente sua porção escura com um brilho tênue azul-acinzentado. Esse efeito dará uma aparência quase tridimensional à Lua e realçará todo o contexto visual.

Leia mais:

E enquanto você está admirando Vênus e a Lua no céu crepuscular de quinta-feira, não ignore a estrela azulada Spica, a mais brilhante da constelação de Virgem. Spica, Vênus e a Lua formarão um triângulo quase equilátero, medindo cerca de 4 graus ao redor. 

Spica aparecerá diretamente abaixo de Vênus e da Lua. O cenário claro do crepúsculo pode tornar Spica um pouco difícil de ver, então, é interessante usar binóculos inicialmente e, depois, tentar observar a olho nu.

De acordo com dados do Stellarium, a cena começará por volta das 18h06 e terminará brevemente, levando-se em conta que o trio irá se por às 20h30.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!