Há alguns meses, o Google vem promovendo dois serviços no Gmail: o ‘Chat’ (um software de comunicação com salas de bate-papo, interação com bots e compartilhamento de conteúdo via Google Drive) e o ‘Meet’ (em português, ‘Reunião’, um serviço de comunicação por vídeo que substituiu o Google Hangouts).

A estratégia da empresa é atrair (ou forçar) que mais usuários migrem para as suas plataformas de comunicação em detrimento de outros concorrentes de peso como o Slack e o Zoom.

Na sua conta do Gmail, especialmente se o Google Workspaces estiver em uso (veja como ativá-lo aqui), é provável que você tenha notado especialmente no celular uma nova barra inferior com as opções ‘Chat’, ‘Salas’ e ‘Reunião’.

Caso não tenha interesse ou simplesmente não precise usar esses serviços, vamos te mostrar como ocultá-los de maneira fácil e rápida, deixando a interface de usuário do Gmail mais limpa.

publicidade

Desativar o ‘Chat’ e o ‘Meet’ no PC

1. No navegador, acesse ‘Configurações rápidas’ (ícone de engrenagem na lateral superior direita) > ‘Ver todas as configurações’.

2. Em seguida, na guia ‘Chat e Meet’, selecione as opções ‘Desativar’ para o Chat e ‘Ocultar a seção “Meet” no menu principal’.

3. Não esqueça de clicar em ‘Salvar alterações’ para finalizar o processo.

Desativar o Chat e o Meet no PC

Depois disso, você não verá mais a janela de bate-papo e reunião ao acessar a sua caixa de entrada no Gmail.

Desativar o ‘Chat’ e o ‘Meet’ no celular

1. Toque nas três listras verticais na lateral superior esquerda e role a tela para baixo até encontrar a opção ‘Configurações’.

2. Selecione o seu endereço de e-mail para prosseguir e role para baixo na próxima tela até a seção ‘Geral’.

3. Por aqui, desative a opção ‘Mostrar as guias de Chat e Salas’.

4. Mais para baixo, desativa também a opção Mostrar a guia Reunião para videochamadas.

Comparação do Gmail no Android antes e depois do procedimento:

Por fim, no iPhone, basta seguir os mesmo passos acima. O que muda é a posição em que as opções para desativar o ‘Chat’ e o ‘Meet’ estão listadas.

Fácil, não? Aplicar essas alterações oculta de vez os atalhos para o ‘Chat’ e o ‘Meet’ para que você não precise vê-los mais.

Leia mais:

Créditos da imagem principal: Konstantin Savusia/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!