A Samsung quer desenvolver um sensor capaz de registrar imagens com até 576 megapixels, reacendendo a corrida pela resolução que estava pausada com os avanços da fotografia computacional. Por mais promissor que possa parecer, o componente dificilmente estará em algum smartphone.

A grande maioria dos celulares trabalha com sensores de 12 megapixels, já muito eficientes e criando imagens ótimas quando o trabalho é feito em conjunto com a nuvem, ou então outros softwares no próprio aparelho. Em uma apresentação da Samsung, a empresa asiática mostrou o caminho de desenvolvimento de sensores e apontou um futuro onde eles terão uma quantidade bem generosa de pixels: 576 megapixels.

Leia também

Samsung prevê câmera de 576 megapixels em 2025 (reprodução/SamMobile)
Samsung prevê câmera de 576 megapixels em 2025 (reprodução/SamMobile)

Dentro deste cronograma, misturado com histórico da evolução dos sensores, a Samsung pretende ter o componente em algum momento de 2025. No mesmo slide a marca coreana mostra o sensor de 108 megapixels utilizado pela marca em alguns de seus celulares, mas não detalha o recente ISOCELL HP1 de 200 megapixels, apresentado pela empresa no começo de setembro deste ano.

publicidade

Sensor da Samsung pode equipar veículos autônomos

Se o tamanho físico dos pixels não diminuir drasticamente, este sensor não tem espaço para viver dentro de um celular e nem mesmo nos tablets maiores, mas faz sentido em outros produtos muito maiores. Um deles está no crescente mercado de carros conectados, ou mesmo veículos capazes de seguir seu caminho sem interferência humana.

Aumentar a quantidade de informação captada pelas câmeras destes veículos é crucial para a tomada de decisão, dentro da direção autônoma. Foi exatamente sobre este assunto que falava a reunião onde o slide apareceu, pelas mãos de Haechang Lee, vice-presidente sênior para a divisão de sensores automotivos na Samsung.

O sensor também pode equipar outros produtos de segmentos distintos, como drones e até a área focada em dispositivos médicos da própria Samsung.

Via: Pocket-lint.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!