Os astronautas Akihiko Hoshide, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), e Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), deixaram a Estação Espacial Internacional (ISS) para mais uma caminhada espacial neste domingo (12).

Os dois têm a missão de preparar a estação para futuras atualizações dos painéis solares da ISS. O trabalho começou por volta das 8h (horário de Brasília) e deve durar cerca de seis horas e meia.

publicidade

A Nasa transmite a caminhada espacial ao vivo. Assista!

Leia mais:

Cosmonautas também fizeram caminhada espacial

Durante um período de 7 horas e 25 minutos, dois cosmonautas russos da Expedição 65 realizaram uma caminhada espacial para manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta-feira (9). Essa foi a 50ª atividade extraveicular planejada que se originou do segmento russo do laboratório orbital.

Pela segunda vez em sete dias, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, ambos da corporação espacial federal russa Roscosmos, vestiram os trajes espaciais Orlan e saíram da câmara de ar Poisk às 10h51 EDT (11h51 pelo horário de Brasília) para dar início ao roteamento de cabos para o módulo de laboratório multiuso conhecido como Nauka.

Continuando de onde pararam no fim da caminhada feita uma semana antes, Novitskiy e Dubrov fotografaram as antenas em uma nave de carga Progress ancorada na ISS, instalaram quatro corrimãos para facilitar as manobras em futuras caminhadas espaciais e direcionaram um cabo Ethernet para permitir dados a serem executados do segmento operacional dos EUA para experimentos na parte externa do novo módulo.

O engenheiro de voo da Expedição 65, Oleg Novitskiy, visto da câmera do capacete do colega cosmonauta Pyotr Dubrov, durante uma caminhada no espaço na quinta-feira, 9 de setembro de 2021. Imagem: NasaTV

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!