Para os apaixonados por astronomia, poucas coisas seriam mais interessantes do que poder ter acesso, diretamente na tela do computador, a uma simulação completa do cosmos. E isso é possível, graças a cientistas que desenvolveram uma simulação computadorizada do espaço – algo como um “Universo virtual”.

Por meio desse projeto, denominado Simulação Uchuu, os astrônomos podem ver como funcionam coisas como matéria escura e energia escura, e as funções que desempenham no Universo.

Distribuições de matéria escura da Simulação Uchuu em diferentes escalas. Imagem: Ishiyama et. Al, MNRAS, 2021

A Simulação Uchuu é a maior e mais detalhada representação já feita do cosmos. O programa contém 2,1 trilhões de ‘partículas’ em um espaço de 9,6 bilhões de anos-luz. A simulação modela a evolução do Universo ao longo de mais de 13 bilhões de anos.

Segundo o site Science Alert, o projeto, que foi publicado no jornal científico Universe Today, não se concentra na formação de estrelas e planetas, mas sim no comportamento da matéria escura dentro de um Universo em expansão.

A riqueza de detalhes de Uchuu é grande o suficiente para que os cientistas possam identificar tudo, desde aglomerados de galáxias até halos de matéria escura de galáxias individuais. Uma vez que a matéria escura compõe a maior parte da matéria no Universo, ela é o principal impulsionador da formação e do agrupamento de galáxias.

Download do Universo virtual exige muita capacidade de armazenamento

É preciso uma quantidade enorme de capacidade computacional e armazenamento de dados para criar um modelo tão detalhado. Segundo os pesquisadores, foram usados mais de 40 mil núcleos de computador e 20 milhões de horas para gerar a simulação, que produziu mais de 3 Petabytes de dados (o que é 3.000 TB ou 3 milhões de GB para nós, mortais).

Usando compactação de alta densidade, no entanto, a equipe foi capaz de comprimir seus resultados em apenas 100 TB de armazenamento. Então, se você possui ou está disposto a comprar um disco rígido sofisticado, pode manter uma dessas simulações.

Por exemplo, o Exadrive, da Nimbus é uma unidade de estado sólido de 100 TB em um formato padrão de 3,5 polegadas. O preço é bem salgado: US$40 mil (o equivalente a R$208.584, na cotação atual). Para quem tem esse “trocadinho” guardado no colchão, poderia ser um bom investimento.

Universo virtual pode ser acessado online

No entanto, felizmente, aqueles que não têm tanto dinheiro assim podem acessar a simulação online, por meio do site da Uchuu, onde estão os dados brutos disponíveis para quem quiser explorar o universo virtual o quanto quiser.

Por ser uma simulação cósmica detalhada, Uchuu também pode ser usado por pesquisadores que trabalham com mineração de dados científicos. À medida que grandes pesquisas do céu e mais simulações são criadas, os dados se tornarão tão grandes que a mineração de dados terá um papel crucial na pesquisa astronômica.