Matrix Resurrections‘ parece estar usando os melhores elementos da trilogia original para criar uma história totalmente nova que parece orgânica e lógica para o enredo geral. Como visto no primeiro trailer da nova produção, há muitas referências aos longas anteriores, incluindo Neo (Keanu Reeves) treinando com Morpheus (Yahya Abdul-Mateen II) no dojo, além do “Escolhido” parando balas com a mão. Na maioria parte, as homenagens são fáceis de notar. No entanto, uma pode estar escondida à vista de todos e pode ser a resposta a várias dúvidas que surgiram.

No prévia do quarto filme (veja abaixo), Neo é visto com um terapeuta (Neil Patrick Harris) que o ajuda no que parece ser uma crise de identidade. Embora os fãs saibam que os estranhos sentimentos e visões que o personagem está experimentando vêm da vida fora da Matrix como Neo, o especialista tenta acalmar as preocupações fazendo-o pensar que nada está errado. Durante a cena, um gato preto é mostrado caminhando sobre a mesa do profissional de saúde. Ao lado de um busto de uma cabeça, há também um pequeno orbe com um objeto em forma de saca-rolhas no interior. Pode parecer um peso de papel inofensivo, mas para o olho mais atento, o que está dentro é assustadoramente semelhante a um dispositivo que as máquinas/agentes usam, conhecido como “insetos” (ou bugs).

matrix gato preto
Cena em trailer tem detalhe que pode ser peça-chave para compreensão do filme. Imagem: Warner Bros./Reprodução

Os “insetos” foram introduzidos no primeiro longa e são pequenas sondas do tamanho de pílulas que se expandem em grandes máquinas – semelhantes a camarões. Apresentada ao público logo no início do longa, uma atrofiou-se no umbigo de Neo após um interrogatório feito pelos Agentes no filme. O objetivo dos dispositivos é simples: rastrear humanos, também conhecidos como “pílulas azuis”. Dentro da Matrix, as pílulas azuis representam pessoas que não sabem que ainda estão dentro da máquina e conectadas ao motor que as alimenta.

Na trama, o “inseto” é logo extraído do protagonista graças ao trabalho feito pela tripulação de Morpheus.

publicidade

Embora ainda não esteja claro que o objeto na mesa seja um dispositivo igual ao do primeiro filme, pode fazer alusão às verdadeiras intenções das máquinas mesmo assim. Por exemplo, o terapeuta pode estar sondando a mente de Neo para ver o que ele sabe ou como voltou à vida. Já que o “Escolhido” não se lembra completamente da vida passada, isso também coincide com uma reação semelhante que ele teve quando foi infectado pela primeira vez.

Em ‘Matrix (1999), quando o “inseto” foi colocado no corpo dele, Neo acordou no próprio apartamento, se perguntando se teve um sonho ruim. O mesmo cenário poderia estar acontecendo novamente, com ele esquecendo grandes partes do dia a dia enquanto as máquinas investigam o subconsciente do personagem em busca de respostas sobre, talvez, como dizimar os humanos.

“Insetos” em ‘Matrix’ (1999). Imagem: Warner Bros./Reprodução

O que adiciona ainda mais credibilidade à teoria é todo o significado em torno da mesa do terapeuta. ‘Matrix’ é uma saga construída 100% sobre o simbolismo e, após anos de popularidade, agora pode utilizar momentos anteriores como inspiração para o futuro da franquia. Por exemplo, o gato preto foi o totem usado para descrever o dejá vu que Neo experimentou no primeiro. Quando dentro da simulação, o evento representa uma falha na Matrix e que algo foi alterado. Logo, ver o animal no trailer aumenta a chance de um dejá vu estar ocorrendo porque, se as máquinas estão realmente sondando a mente de Neo, pode haver muitas problema que o impedem de se lembrar da verdade.

O trailer de ‘Matrix Resurrections’, sem dúvida, levantou mais perguntas do que respostas. No entanto, ao olhar para o passado, as pistas para o futuro podem estar escondidas à vista de todos. Ao ver os objetos na mesa do terapeuta, os fãs podem juntar o conhecimento adquirido ao longo dos anos sobre a saga para ajudar Neo a perceber quem ele realmente é e a libertá-lo. Todavia, sem nada confirmado, é difícil dizer o que é real ou não (afinal, estamos falando de ‘Matrix’.

Keanu Reeves como Neo em 'The Matrix Resurrections'. Imagem: Warner Bros./Divulgação
Keanu Reeves como Neo em ‘The Matrix Resurrections’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Escrito e dirigido por Lana Wachowski, cocriadora da franquia original, ‘Matrix 4’ traz o retorno de Keanu Reeves na pele de Neo Carrie-Ann Moss como TrinityLaurence Fishburne, aparentemente, não retornará como Morpheus no novo filme (entenda o caso). Outros nomes que retornam para o quarto longa da saga são Jada Pinkett-Smith como NiobeLambert Wilson como Merovingian Daniel Bernhardt como o agente Johnson.

‘Resurrections’ também trará novos personagens e alguns deles serão vividos por atores de peso, como Neil Patrick Harris (‘How I Met Your Mother’), Yahya Abdul-Mateen II (‘A Lenda de Candyman’), Christina Ricci (‘A Família Addams’), Jonathan Groff (‘Mindhunter’) e Priyanka Chopra (‘Baywatch: S.O.S. Malibu’).

Além deles, quatro atores de ‘Sense8’, série também criada por Wachowski, estão presentes. São eles: Brian J. Smith (Will Gorski na série da Netflix), Eréndira Ibarra (Daniela), Max Riemelt (Wolfgang) e Toby Onwumere (Capheus). De forma oficial, nenhum dos novos personagens tiveram os papéis revelados.

Matrix: Resurrections‘ está marcado para estrear nos cinemas do mundo todo em 22 de dezembro de 2021. No Brasil, a Warner Bros. antecipou o lançamento em uma semana: 16 de dezembro. Atualmente, todos os filmes da saga estão disponíveis no serviço de streaming HBO Max, além da animação em computação gráfica que precede os acontecimentos dos longas, ‘Animatrix: A História Antes da Matrix‘.

Leia mais:

Fonte: CBR

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!