Uma nova atualização para o aplicativo do Xbox em PCs com Windows apresenta uma nova funcionalidade voltada para o xCloud, serviço por onde qualquer um poderá jogar vários jogos por meio de streaming e sem precisar fazer download.

No anúncio oficial, a Microsoft disse que o recurso pode ser útil se “outra pessoa em sua casa estiver usando a TV ou se você estiver viajando para algum lugar e não tiver seu console”. Em um aceno para uma visão a longo prazo, a empresa declarou ainda que a função também é voltada para pessoas que não têm um Xbox – ou não querem um -, mas ainda querem jogar os games da plataforma.

publicidade

Resumindo: a solução por meio de nuvem permite que as pessoas joguem títulos do console, mas sem o console – algo que faz parte do plano de longo prazo da Microsoft de atingir 2 bilhões de jogadores.

xcloud
Nova atualização do Xbox permite stream em jogos de várias maneiras. Imagem: Microsoft/Divulgação

O grande benefício de fazer streaming para um PC é que, como o jogo está rodando em outro lugar – nos servidores da Microsoft ou no Xbox local -, o computador para o qual está sendo feito a transmissão não precisa ser muito poderoso. Também não é necessário fazer download, assim não deixando o hardware lento ou pesado e permitindo que você aproveite o game de forma mais rápida.

A funcionalidade já está disponível para assinantes do Game Pass Ultimate em 22 países. Antes disso, o xCloud funcionava em smartphones, tablets e PCs por meio de um navegador, mas agora está embutido diretamente no aplicativo do Xbox.

Para começar, abra o aplicativo, clique no botão “cloud gaming” e escolha um título. Vale ressaltar que só é possível jogar por streaming caso você tenha um controle Xbox.

Leia mais:

Sobre o recurso de streaming de jogos, a Microsoft afirmou que a função é “essencialmente uma maneira de espelhar sua experiência de jogo em outra tela”.

“Esta é a primeira vez que habilitamos o Xbox Remote Play no PC para proprietários de Series X ou S. Também fizemos atualizações adicionais de iterações anteriores do Remote Play, como atualizações gerais de estabilidade, permitindo que os jogos sejam transmitidos a 1080p até 60fps, e adicionando a capacidade de jogar título do Xbox 360 e Xbox Originals selecionados, que tem sido um dos recursos mais solicitados [pelos fãs]”, disse a empresa em comunicado.

O recurso vindo da nova atualização, infelizmente, ainda não está disponível no Brasil – já que o xCloud ainda não foi lançado de forma oficial. De acordo com a Microsoft, o lançamento do serviço em solo nacional deve acontecer nas “próximas semanas“.

A Microsoft tem uma ambição grande e ousada de aumentar o alcance do Game Pass por streaming – com direito a, inclusive, criar o próprio app para colocar a experiência do console diretamente nas TVs. O esforço, porém, não está sendo feito como forma a desmerecer os videogames, já que a gigante da tecnologia declarou que continuará a fazer novos Xbox no futuro.

Fonte: Gamespot

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!