Nos últimos tempos o TikTok passou a demonstrar uma preocupação maior com conteúdos potencialmente perigosos na plataforma e agora está adicionando um alerta de “Conteúdo Perturbador” na busca. Quando o usuário procurar por alguns tipos de vídeo, pode se deparar com o aviso.

De acordo com a plataforma, o alerta é mostrado para conteúdos que podem ser considerados assustadores ou angustiantes para alguns. O exemplo citado é a busca por “maquiagem assustadora” (scary makeup em inglês) que mostra o aviso entre os resultados.

Aviso de “Conteúdo Perturbador” no TikTok

Em testes feitos pelo Olhar Digital, o alerta de “Conteúdo Perturbador” no TikTok aparece em português, mas apenas para buscas feitas usando palavras em inglês. É esperado que o sistema seja atualizado e aperfeiçoado nas próximas semanas.

A empresa ainda explica que o aviso não impede que nenhum vídeo seja visualizado e que todos os resultados são exibidos normalmente, a mudança é para deixar o usuário ciente de que aquele conteúdo pode gerar incomodo para algumas pessoas.

publicidade
Imagem: Olhar Digital – Reprodução TikTok

Além disso, o TikTok também está adicionado links de apoio para quem fazer buscas por conteúdos relacionados a suicídio e automutilação. Além disso a plataforma também vai indicar “conteúdo de nossos criadores onde eles compartilham suas experiências pessoais com bem-estar mental, informações sobre onde buscar suporte e conselhos sobre como falar aos entes queridos sobre essas questões”.

Leia mais:

Ajuda contra pensamentos suicidas

Procure ajuda no Centro de Valorização da Vida (https://www.cvv.org.br/) e nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) caso você esteja pensando em cometer suicídio.

Os mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil do Centro de Valorização da Vida funcionam 24 horas por dia, inclusive aos feriados, pelo telefone 188. O atendimento também funciona pessoalmente, por e-mail ou via chat.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!