A missão Inspiration4, da SpaceX, conta com codinomes específicos para a sua equipe. Partindo hoje (15) de Camp Canaveral, na Flórida, a bordo de uma nave Crew Dragon especialmente adaptada, os quatro tripulantes (todos civis) – Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski – receberam apelidos específicos usados pelos controladores para referirem-se a eles, assim como ocorre com astronautas da Nasa em missões oficiais do governo americano.

Os apelidos são conferidos durante o treinamento pelos quais os tripulantes passaram. Segundo a empresa de Elon Musk, esse processo foi o mesmo enfrentado pelos times das agências espaciais no mundo todo, incluindo testes de resistência física, interações dentro de aviões a jato e toda a sorte de avaliação que priorize comunicação e coordenação. Uma vez aprovados, os três receberam apelidos específicos, tuitados pela SpaceX em agosto.

publicidade

Leia também

No tuíte acima, da esquerda para a direita: Chris Sembroski (Hanks), Sian Proctor (Leo), Jared Isaacman (Rook) e, finalmente, Hayley Arceneaux (Nova).

Proctor chegou a tuitar algumas palavras sobre o treino após a cerimônia de nomeação:

“De longe, uma das melhores partes do treinamento de astronautas da Inspiration4 é voar e, ainda que o nosso foguete seja muito mais rápido – isso nos dá a oportunidade de adquirir mais atenção das situações [ao redor] em um avião de caça de alta velocidade e muito complexo”.

Dr. Sian Proctor, tripulante da missão Inspiration4, da SpaceX

A nave que levará os quatro à órbita da Terra é uma Crew Dragon que a SpaceX apelidou de “Resilience” (“Resiliência”, na tradução direta). A nave foi especificamente adaptada para essa missão, apresentando um domo que permitirá uma visão de 360º do espaço. Vale lembrar que essa alteração vale apenas para essa missão.

Normalmente, a nave Crew Dragon conta com uma porta de acoplagem, para acomodar as suas missões não tripuladas de entrega de carga à Estação Espacial Internacional (ISS), onde ela fica atracada por semanas antes de voltar à Terra.

O lançamento da missão Inspiration4 está programado para as 21h02 de hoje, 15 de setembro, com uma janela de contagem regressiva de cinco horas (ou seja, o foguete deve partir até a 1h02 do dia 16). Se tudo correr bem, a missão deve durar em torno de três dias.

Não se esqueça: o Olhar Digital transmitirá ao vivo, a partir das 20h15 desta quarta-feira (15), o lançamento da missão Inspiration4 (I4). Assista no nosso YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.