Antes de toda missão espacial, os astronautas participantes podem montar pequenos pacotes com lembranças – objetos pessoais de suas escolhas, e com a Inspiration4, da SpaceX, não será diferente: programados para serem lançados à órbita da Terra hoje (15), a partir das 21h, Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Sian Proctor e Chris Sembroski escolheram seus objetos de valor para montar os “Kits de Preferência Pessoal” (cuja sigla em inglês foi repetida em meio a risadas da redação: “PPKs”)

O interessante é que, em meio a itens considerados mais “refinados”, como pinturas e poesias, temos também coisas compradas em lojas de varejo – pequenos “cacarecos”, como diz a expressão, do tipo que você encontra em qualquer mercado de pequeno porte.

Leia também

Uma das principais lembranças da Inspiration4 levadas por Hayley Arceneaux, que trabalha como assistente médica em uma clínica para crianças com câncer ósseo (e, ela própria, uma sobrevivente disso) é a que levará mais itens ao espaço: segundo as postagens dela própria nas redes sociais. E ela decidiu ir ao Etsy – uma plataforma de comércio eletrônico dos EUA conhecida pelos itens de artesanato – e que é dona da brasileira Elo7.

publicidade

Ela levará lá para cima uma gravata – a favorita de seu falecido pai -, além de uma miniatura da nave Crew Dragon onde ela vai embarcar (feita sob encomenda, mas o vendedor provavelmente não sabia da relação dela com o objeto). Além disso, as alianças de casamento dos seus pais, alguns modelos de foguetes da Nasa e um boneco em crochê de um astronauta também a acompanharão.

Sian Proctor, por outro lado, vai aproveitar a sua veia artística, levando uma versão impressa de um poema escrito por ela própria e um autógrafo do primeiro homem a pisar na Lua – Neil Armstrong -, obtido pelo seu pai.

Ela também estará acompanhada de algumas tintas aquareladas e alguns quadros que pintou. Nos três dias em que a nave estiver em órbita, ela pretende pintar pelo menos mais uma obra. Aqui, vale lembrar: uma de suas pinturas, intitulada “Seeker” (algo como “buscador” ou “investigador”), já esteve em outras viagens, mas em sentido oposto: a obra foi para o fundo do mar, visitando a Depressão Challenger, na Fossa das Marianas (Micronésia) – o ponto mais fundo da Terra -, além de ter visitado o que sobrou do Titanic.

Chris Sembroski também quis aproveitar seu lado artístico – ainda que, antes disso tudo, ele não tivesse nenhum: o ex-engenheiro de dados da Lockheed Martin levará um ukulele – instrumento de corda com relativa popularidade aqui no Brasil – para entoar canções durante a viagem. O interessante é que Sembroski não sabia tocar nenhum instrumento, e decidiu “fazer um luau” no espaço durante o treinamento. O músico, compositor e produtor musical A.J. Smith foi seu professor durante esse período.

O músico, inclusive, chegou a celebrar seu aluno em sua página oficial no Facebook:

Very inspired by this dude! @astrosembro is going to space in a little over a week with @spacex on @inspiration4!! and…

Publicado por AJ Smith em Sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Outros itens incluem sementes de lúpulo (um ingrediente essencial para fazer cervejas), jaquetas customizadas para a missão Inspiration4, pelúcias de personagens de desenhos ambientados no espaço e 50 NFTs (tokens não fungíveis) de obras de vários artistas, além de vários outros objetos que irão a leilão para ajudar a cumprir a meta objetivada pela viagem: juntar fundos para o Hospital Infantil St. Jude.

Não se esqueça: o Olhar Digital transmitirá ao vivo, a partir das 20h15 desta quarta-feira (15), o lançamento da missão Inspiration4 (I4), pela SpaceX. Assista no nosso YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.