A Samsung liberou o beta aberto da OneUi 4.0, a interface do Android 12 para dispositivos Galaxy S21. Apesar da atualização, o recurso pode frustrar alguns usuários por não utilizar o pacote visual “Material You”, aproximando a experiência aos menus que já existem no Android 11.

A Samsung é a única entre as grandes fabricantes de smartphones Android a não fazer parte do pacote de lançamento do novo sistema do Google. Enquanto empresas como a Xioami, Oppo e Motorola se preparam para a chegada do Android 12, em outubro, a fabricante coreana optou por um lançamento separado, adotando um visual próprio para os menus e telas do novo sistema. Por conta destas modificações, na última semana, a empresa divulgou que a chegada do novo OS deve atrasar para a maioria dos seus smartphones.

publicidade

Apesar das mudanças visuais, assim como a versão pura do Android 12, o OneUi 4.0 dará grande ênfase à privacidade, adotando mecanismos que alertam o usuário quando a câmera e o microfone do dispositivo estiverem em uso, além de contar com um histórico das permissões acessadas pelos aplicativos nos últimos sete dias.

Leia mais:

Android 12 na linha Galaxy

De acordo com a Samsung, por conta do desenvolvimento da OneUi 4.0, o Android 12 chegará gradualmente aos smartphones da linha Galaxy. A distribuição não acontecerá de maneira global. Por enquanto, a interface está disponível para usuários da China, Alemanha, Índia, Polônia, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil deve receber o novo sistema em uma segunda leva, prevista entre novembro e dezembro de 2021.

Segundo a fabricante, o sistema chegará primeiro aos Galaxy S21 e posteriormente aos demais aparelhos da marca. A expectativa é que o Android 12 seja oficializado nas próximas semanas, junto com a chegada dos novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro, no início de outubro.

Para se tornar um usuário beta da OneUi 4, o proprietário deve se cadastrar no app Samsung Members, na Galaxy Store. Em seguida, uma nova atualização do sistema estará disponível nas configurações do aparelho. Vale lembrar que por se tratar de uma fase de testes, alguns recursos podem apresentar falhas durante o uso.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!