A startup holandesa Lightyear anunciou que acaba de levantar um financiamento de US$ 110 milhões em capital para a fabricação de um carro elétrico solar. O Lightyear One, anunciado em 2019 em fase de protótipo, recebendo ofertas de diversos investidores numa rodada capitaneada pela seguradora internacional, Cooperation DELA.

O modelo possuirá cinco lugares, aceleração de zero a 100 em menos de 10 segundos, tração AWD e capacidade de bagageiro de até 1701 litros. A autonomia é de 725 km com uma única recarga, e consumo de 83 Wh/km. A placa captadora de energia ocupa do capô até a parte traseira do automóvel, um design que fabricantes como Hyundai e Toyota já experimentaram em seus conceitos.

Segundo o CEO e cofundador da Lex Hoefsloot, a estimativa é de que o reconhecimento dos investidores é um testemunho à confiança na tecnologia. “Graças ao apoio e fundos recebidos dos nossos investidores, podemos crescer mais como empresa e levar um modelo exclusivo do Lightyear One em 2022”, declara.

Projeto origina em subdivisão de universidade holandesa

A Lightyear é formada por ex-estudantes da equipe solar da Universidade Técnica de Eindhoven, que já competiu na World Solar Challenge, o campeonato de carros à luz do sol, com os protótipos Stella e Stella Lux. Ambos os projetos eram de veículos de captação positiva, ou seja, capaz de produzir mais energia do que consumir.

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No entanto, o carro elétrico solar da Lightyear é o primeiro veículo da equipe com data para chegar ao mercado, prevista para 2022. A startup estima que o custo, mais tarifas de importação, ficará em torno de 149 mil euros — o que dá cerca de R$ 923 mil na conversão de hoje. Somando isso com impostos, é possível que o valor ultrapasse a faixa dos R$ 1 milhão por aqui.

Via Electrek

Imagem: Divulgação/Lightyear

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