O Olhar Espacial desta sexta-feira (17), às 21h, entrevista José Luis Pereira, astrônomo amador brasileiro que realizou um feito histórico e inédito na última terça-feira (14): ele registrou, pela primeira vez no Brasil, o impacto de um asteroide com o planeta Júpiter.

José Luis Pereira é engenheiro civil aposentado e astrônomo amador de São Caetano do Sul, São Paulo. Desde 2018 ele faz monitoramento sistemático do gigante gasoso.

publicidade
Astrônomo amador José Luis Pereira
Astrônomo amador José Luis Pereira. Créditos: Arquivo pessoal

O programa também entrevistará Gilberto Dumont, especialista em Ensino de Astronomia, coautor do livro “Astronomia – Uma breve história” e autor do livro “O Mundo da Lua, que será lançado em outubro. Atualmente coordena a Comissão de Estudos Lunares da União Brasileira de Astronomia (UBA) e é diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas.

Gilberto Dumont mostrará, ao vivo, imagens da Lua através do seu observatório.

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramTwitterLinkedIn e TikTok.

A divulgadora científica Ned Oliveira será a entrevistadora convidada nesta edição.

Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!

O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!