A SpaceX lançou a missão Inspiration4 ontem (15) à noite, e a primeira imagem já foi compartilhada pela empresa. Impulsionada à órbita da Terra por um foguete Falcon 9, a tripulação da missão – a bordo da nave Crew Dragon – tornou-se o primeiro grupo de pessoas 100% civis a visitarem o espaço em uma viagem privada.

Para esse feito, a nave Crew Dragon foi especialmente adaptada, ganhando uma redoma de vidro reforçado – que a SpaceX e o time da Inspiration4 chamam de “domo” ou “cupola” – para ter uma visão em 360º de como é a Terra e o espaço. Como já era de se esperar, o material é de tirar o fôlego.

publicidade

Leia também

A missão Inspiration4 foi inteiramente financiada e coordenada pelo empreendedor do e-commerce, Jared Isaacman. O seu objetivo é o de levantar fundos para o Hospital Infantil St. Jude, no Tennessee. A instituição é famosa pela sua pesquisa e tratamento no câncer ósseo em crianças.

publicidade

Além de Isaacman, estão também no voo Hayley Arceneaux (ela própria, sobrevivente do câncer ósseo e assistente clínica de pesquisa da doença), Sian Proctor (geóloga e artista amadora) e Chris Sembroski (ex engenheiro de dados da Lockheed Martin). Durante o treinamento, todos ganharam codinomes de referência a serem usados pela SpaceX

Às 21h, aproximadamente, de ontem, a cápsula Crew Dragon foi levada a uma altura de 585 quilômetros (km) da Terra, e 185 km acima da posição da Estação Espacial Internacional (ISS). A nave deve circular a órbita terrestre nessa altura pelos próximos trÊs dias, completando uma volta ao redor do planeta a cada 90 minutos.

publicidade

A Inspiration4 está levando diversos itens das mais variadas naturezas, dos quais alguns serão leiloados para ajudar no objetivo de se levantar US$ 200 milhões (R$ 1,05 bilhão) para ajudar o hospital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!