A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que levou a primeira tripulação 100% da história à órbita da Terra na missão Inspiration4, passou pelo céu da Europa na noite desta quinta-feira (16). Imagens da nave foram capturadas de diferentes lugares, mas o melhor ponto de visualização foi a Holanda.

O arqueólogo holandês Marco Langbroek conseguiu flagrar a passagem da nave pelo Observatório Old Leiden, na cidade de Leiden, na Holanda. Para conseguir capturar a passagem da Crew Dragon com precisão, o arqueólogo teve que capturar 37 fotos, com intervalo de um segundo de uma para outra.

publicidade

Langbroek também conseguiu capturar um vídeo, que foi publicado no Vimeo, o vídeo foi feito por meio de uma gravação automática, sem que ninguém operasse a câmera no momento da passagem da Crew Dragon, que passou voando “baixo” pelo céu holandês.

Por baixo de uma estrela

Um outro vídeo, capturado por um astrônomo amador identificado como Kevin Fetter, é ainda mais especial. Fetter conseguiu capturar o exato momento em que a Crew Dragon que leva a tripulação da Inspiration4 passa por baixo da estrela Markab.

Também conhecida como Alpha Pegasi, Markab é uma estrela de magnitude 2.48, a terceira mais brilhante da constelação de Pegasus. A estrela fica a uma distância de 133,4 anos-luz da Terra e frequentemente pode ser vista a olho nu de locais sem muita poluição luminosa.

Primeiros movimentos

Se foi possível ver a nave da Inspiration4 da Terra, a recíproca é verdadeira e também foi possível ver algumas imagens espetaculares do nosso planeta através da Crew Dragon. Isso foi possibilitado por uma redoma de vidro reforçada, que é a maior janela em peça única de uma nave espacial.

A redoma, que ganhou tem sido chamada de “domo” ou “cúpula”, permite uma visão em 360° da Terra do ponto de vista da nave, o que gera algumas das mais belas imagens do nosso planeta já feitas do espaço.

Leia mais:

No primeiro dia da viagem espacial, os tripulantes da Inspiration4 completaram mais de 15 órbitas ao redor da Terra, o que possibilitou a eles utilizar toda a cúpula da Crew Dragon. Em uma mensagem no Twitter, a equipe descreveu o primeiro dia no espaço como incrível.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!