No intuito de ganhar mais um recorde em cima dos EUA, a Rússia aprovou um plano para enviar um diretor e uma atriz de cinema à Estação Espacial Internacional (ISS) para a produção do que será o primeiro filme gravado no espaço. Um longa-metragem ficcional, vale citar, e não um documentário.

Se bem sucedida, a nação do leste europeu terá mais um recorde em cima dos americanos para se gabar: a primeira viagem ao espaço da história foi feita pelo major Iuri Gagarin, da antiga União Soviética. Além disso, o primeiro animal ao espaço, o primeiro satélite lançado e a primeira mulher astronauta também vieram da Rússia.

publicidade

Leia também

Foto mostra a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko. Ambos atuam no cinema da Rússia e querem fazer o primeiro filme gravado no espaço
O diretor Klim Shipenko, ao fundo, com a atriz Yulia Peresild à frente. Profissionais do cinema russo podem ser os primeiros a filmarem um longa-metragem no espaço (Imagem: Andrey Shelepin/Roscosmos/Divulgação)

O filme se chamará The Challenge (“O Desafio”, na tradução literal) e contará a história de um médico enviado às pressas para a ISS a fim de salvar a vida de um cosmonauta – nome pelo qual os russos se referem aos seus viajantes do espaço (“astronauta” tem um outro sentido para eles).

Em uma conferência veiculada por técnicos da Roscosmos, agência espacial russa, a atriz Yulia Peresild – que está em vias de ser a primeira profissional do ramo no espaço – falou sobre o seu treinamento: “Pelos primeiros dois segundos, é assustador. Depois, porém, fica lindo”.

Ela será acompanhada do diretor Klim Shipenko, e cada um terá um dublê que servirá de backup caso algum imprevisto os impeça de viajar. A atriz de 37 anos não é muito conhecida no Ocidente, mas no cinema russo, já participou de filmes como The Bride (2006) e Captive (2008), mas seu maior trabalho foi o filme The Edge, de 2010.

O lançamento está previsto para 5 de outubro de 2021, com uma nave Soyuz pilotada pelo cosmonauta Anton Shkaplerov. Aos jornalistas locais, diretor e atriz mencionaram que será um desafio incomum filmar o primeiro longa no espaço, considerando que não será possível levar equipes de luz e som, e a atriz que protagoniza o filme fará a própria maquiagem.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!