A missão Inspiration4, da SpaceX, foi lançada na última quinta-feira (15) e deve durar três dias, com retorno previsto para o sábado (18). Entretanto, não estaremos totalmente isolados da primeira tripulação civil em um voo comercial ao espaço, já que a própria SpaceX confirmou uma live a ser transmitida pelo seu canal no YouTube, com a equipe da Inspiration4 participando do outro lado da linha.

A transmissão está programada para começar às 17h55 (horário de Brasília), mas para que você não tenha que ir até a página da SpaceX no portal de vídeos do Google, o Olhar Digital reproduz o material simultaneamente, logo abaixo:

publicidade

Leia também

A missão Inspiration4 é um projeto do empreendedor do e-commerce Jared Isaacman, que quer usar a popularidade da viagem para levantar fundos a serem direcionados ao Hospital St. Jude, um dos principais nomes no tratamento e pesquisa do câncer ósseo em crianças.

Junto de Isaacman, estão Hayley Arceneaux (assistente clínica e sobrevivente do câncer ósseo), Sian Proctor (professora de geologia e artista amadora) e Chris Sembroski (ex-engenheiro de dados da Lockheed Martin). Eles estão levando diversos itens pessoais para a viagem, dos quais alguns serão leiloados para acelerar a chegada da missão à meta de US$ 200 milhões (pouco mais de R$ 1,05 milhão) para o hospital.

A nave onde eles estão neste momento é uma Crew Dragon especialmente adaptada, que conta com um domo – ou “cupola”, como a SpaceX a chama – que oferece uma visão de 360º do espaço, a uma altura de 585 quilômetros (km) da Terra, e 185 km acima da posição da Estação Espacial Internacional (ISS).

O treino da tripulação durou aproximadamente seis meses, mas Isaacman afirmou, antes do lançamento, que eles passaram por tudo o que passa um astronauta em regime normal de prática – incluindo testes de resistência física dentro de jatos supersônicos. Após serem aprovados, os quatro ganharam codinomes assim como os viajantes da Nasa enviam ao espaço.

Vale lembrar que, do lançamento ao retorno, a viagem é totalmente automatizada, então a tripulação nunca precisará assumir o controle do veículo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!