Embora pareça muito uma animação da Pixar, o vídeo que você verá abaixo é real (e muito bonitinho!). Flamingos foram flagrados por uma câmera subaquática se alimentando no zoológico de San Diego, nos EUA.

Certifique-se de aumentar o volume para ouvir os ruídos engraçadinhos que esses desajeitados pássaros fazem ao comer.

Cor rosa dos flamingos vem de sua alimentação

Conforme descrito pelo zoo, “esses lindos pássaros cor-de-rosa se alimentam sugando água e lama na frente de seus bicos e, em seguida, bombeando nas laterais”. 

Placas salgadas chamadas lamelas agem como minúsculos filtros, prendendo camarões e outras pequenas criaturas aquáticas para os flamingos comerem. E sua coloração vem justamente dessa alimentação rica em carotenos. Agora, uma curiosidade: segundo o site do zoológico de San Diego, uma vez que caem, as penas do flamingo perdem rapidamente a cor.

publicidade

Leia mais:

Imagem: Zoológico de San Diego

De acordo com o blog de variedades Kottke, os flamingos vivem em lagoas ou lagos grandes e rasos. Esses corpos d’água podem ser bastante salgados ou cáusticos, demais para a maioria dos outros animais. 

Em alguns lagos, os únicos “vizinhos” dos flamingos são algas, diatomáceas e pequenos crustáceos. Isso favorece a ave rosada, que se alimenta dessas pequenas criaturas.

Suas pernas longas permitem que eles penetrem em águas mais profundas do que a maioria dos outros pássaros em busca de alimento.

Por que os flamingos ficam em uma perna só? 

Segundo o zoo, os cientistas não têm certeza da razão pela qual os flamingos gostam de ficar apoiados sobre uma só perna. 

Há menos perda de calor pela perna se ela for encaixada junto ao corpo da ave; no entanto, esse comportamento também é visto em climas quentes. Outra explicação é mais simples: provavelmente é uma posição confortável para ficar em pé. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!