O novo documentário sobre a banda inglesa Oasis, ‘Knebworth 1996‘, está prestes a estrear nos cinemas de todo o mundo, mas os fãs de streaming (e de rock and roll) também tem o que comemorar. A produção que trará pela primeira vez em vídeo a história e os momentos mais inesquecíveis de um dos maiores shows ao vivo da história também será exibido na América Latina através do Paramount+.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (17), através de comunicado enviado à imprensa. Batizado apenas de ‘Oasis Knebworth 1996’, o longa chegará à plataforma premium de streaming da ViacomCBS (aqui no Brasil, um serviço adicional dentro do Amazon Prime Video) logo após o lançamento nas telonas, que acontecerá no dia 23 de setembro.

publicidade

“A ViacomCBS tem uma longa e lendária história com Oasis, desde à sua famosa atuação no MTV Unplugged e inesquecíveis aparições no The Jon Stewart Show e 120 Minutes da MTV. Este filme dará ao público do Paramount+ acesso total a esses shows icônicos que definiram uma era e promoveram o Oasis para um status lendário”, comentou Bruce Gillmer, presidente de Música, Talento Musical, Programação e Eventos da ViacomCBS. Assista ao trailer abaixo:

Dirigido pelo vencedor do Grammy Jake Scott, ‘Oasis Knebworth 1996’ celebra um dos shows ao vivo mais icônicos dos últimos 25 anos na história do rock and roll e investiga a relação especial entre a duo formada pelos irmãos Noel e Liam Gallagher e os fãs. A trama é contada através dos olhos dos frequentadores do evento e apresenta um arquivo extenso e inédito das performances e cenas de bastidores, além de entrevistas com a banda e organizadores.

publicidade

“Para mim, Knebworth foi o Woodstock dos anos 1990. Era sobre a música e as pessoas. Não consigo me lembrar muito sobre isso, mas nunca vou esquecer. Foi bíblico”, afirmou Liam Gallagher em anúncio oficial do documentário. O irmão, como sempre, é extremamente crítico e declara que a atração poderia ter sido melhor do que foi. “Não acredito que não tocamos ‘Rock ‘n’ Roll Star’!”, desabafou Noel.

Como forma de divulgação do show/documentário, o Oasis lançou recentemente um vídeo com imagens inéditas da performance do clássico ‘Live Forever’ no lendário festival, que foi realizado em uma vila inglesa. Veja abaixo:

publicidade

O recorde do Oasis de duas noites em Knebworth ocorreu em 10 e 11 de agosto de 1996, com mais de 250 mil de jovens fãs de música de todo o mundo reunidos em Knebworth Park, em Hertfordshire, na Inglaterra. Todos os ingressos foram vendidos em menos de 24 horas, quebrando todos os recordes de bilheteria do Reino Unido.

As apresentações monumentais aconteceram em um contexto no qual o Reino Unido estava se recuperando lentamente de uma década de recessão. Um ressurgimento cultural na arte e na cultura estava dando origem ao Cool Britannia e, em ascensão meteórica para se tornar uma das maiores bandas do mundo, o Oasis personificava certo otimismo e arrogância recém-descobertos.

publicidade

Apresentando uma lista de faixas repleta de clássicos, da abertura com ‘Columbia’ e ‘Acquiesce’, a ‘Champagne Supernova’, ‘Don’t Look Back In Anger’, ‘Live Forever’, uma orquestra triunfante apoiada por ‘I Am The Walrus’, e o sucesso do topo das paradas, ‘Wonderwall’, os shows de Knebworth foram o auge do sucesso da banda e a histórica reunião de uma geração.

O filme é produzido pela Black Dog Films para a Kosmic Kyte Ltd, com produção executiva de Noel e Liam Gallagher. O filme é financiado e distribuído pela Sony Music Entertainment e, vale ressaltar, será lançado nos cinemas de todo o mundo em 23 de setembro.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!