Para a galera agora chamada de “cringe” – por serem de uma geração passada – compartilhar uma foto sem ter internet no celular não parece ser algo tão absurdo ou impossível assim, já que uma das primeiras tecnologias mais inovadoras da era do celular foi a criação do conhecido bluetooth (na época).

Hoje, há diferentes maneiras de compartilhar arquivos, mesmo sem conexão com a internet. Em dispositivos iOS, por exemplo, existe o recurso nativo chamado de AirDrop que permite realizar essa troca.

publicidade

O único requisito é que ambos os dispositivos que irão trocar arquivos, sejam imagens ou documentos, sejam da Apple – seja um iPhone com um iPhone, ou iPhone com um MacBook, entre outras combinações. Caso queira compartilhar algum arquivo entre um iPhone e um aparelho de sistema diferente do iOS, basta recorrer ao bluetooth que, apesar de antigo, ainda é muito útil e eficiente.

Vale ressaltar que, para o envio e recebimento de arquivos via AirDrop funcionar, o bluetooth e o Wi-Fi precisam estar habilitados.

O sistema operacional Android também possui, além do bluetooth, o compartilhamento de imagens e aquivos sem internet pelo Nearby Share.

Mas, para este tutorial, nosso foco é nos dispositivos da Apple. Vamos lá?

Como compartilhar uma foto sem internet no iPhone

1. Acesse a Central de Controle – aquela que aparece quando você arrasta o dedo de baixo para cima na tela – e pressione o widget onde estão agrupadas as opções de bluetooth, modo avião, Wi-Fi etc.;

Printscreen da tela de um iPhone que mostra os atalhos para habilitar o recurso AirDrop

2. Quando outras opções surgirem, clique em “AirDrop” e autorize a conexão com “Todos”. Também neste atalho você consegue ativar o bluetooth e o Wi-Fi;

Printscreen da tela de um iPhone que mostra os atalhos para habilitar o recurso AirDrop

3. Em seguida, vá até o local que está o arquivo que você deseja compartilhar. Nesse teste fizemos a partir de uma imagem da galeria de fotos, mas você também pode enviar documentos salvos no aparelho. Uma vez selecionado o arquivo (que, no caso, é uma foto) que deseja enviar, clique no ícone de compartilhamento e, depois, toque em “AirDrop”;

4. Assim como no bluetooth, os aparelhos que irão trocar informações via AirDrop precisam estar próximos, para garantir o alcance do sinal necessário para que a tecnologia funcione adequadamente. Quando o perfil do outro usuário aparecer na lista, toque nele para compartilhar o arquivo.

Assim que você selecionar o dispositivo desejado, o arquivo deverá ser enviado quase que instantaneamente. O aparelho do destinatário receberá a notificação de que o arquivo foi enviado via AirDrop.

Imagem ilustra dispositivos encontrados próximos do iPhone para receber arquivos via AirDrop

Prontinho! Agora você já sabe como compartilhar fotos entre iPhones e outros dispositivos da Apple sem a necessidade de ter uma conexão com a internet.

Leia mais!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!