O vírus Ebola é um dos mais letais do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde a taxa de mortalidade fica em torno de 50%, mas pode chegar a 90% em alguns locais com sistema de saúde fragilizado. Ainda assim, sobreviver a doença não significa que o paciente está livre do vírus.

Segundo um artigo publicado na revista Nature, no começo de 2021 a Guiné enfrentou um novo surto de Ebola, entre 14 de fevereiro e 19 de junho. Os novos casos ocorreram sete anos após o país ter sofrido uma epidemia da doença e depois da OMS ter considerado o local livre do vírus.

No entanto, o sequenciamento do genoma dos novos casos indica que eles não são resultados de uma nova contaminação. Ou seja, o vírus não passou novamente de um animal para um humano. A linhagem de 2021 mostra que o Ebola ficou presente em sobreviventes durante esse período e voltou a se manifestar depois de aproximadamente cinco anos.

Essa conclusão é possível ainda devido ao fato de o vírus encontrado em 2021 ser praticamente o mesmo da epidemia anterior. Depois de tanto tempo era esperado que ele tivesse sofrido severas mutações. No entanto, ao permanecer escondido em humanos, isso não ocorreu.

publicidade

Assim como outros vírus, o Ebola surge em algumas espécies de morcego, que por sua vez contaminam outros animais, que passam a doença para os humanos. Até então a expectativa era de que esse novo surto em 2021 tivesse surgido dessa forma.

Leia mais!

Surto de Ebola

A ideia de o vírus permanecer por anos no corpo humano após a infecção não é totalmente nova, mas até então não haviam muitos relatos dos sintomas voltando a se manifestar em pacientes sobreviventes da doença.

O surto de 2021 foi bem menos letal que a epidemia que ocorreu há alguns anos. Enquanto em 2021 a Guiné teve seis mortos, entre 2013 e 2016 foram mais de 11 mil óbitos, muitos também em países vizinhos.

Os pesquisadores agora tentam entender o que leva o vírus a se reativar em pessoas mesmo anos após a recuperação. Há uma preocupação também que o estudo cause um estigma que faça com que os sobreviventes sejam considerados pessoas com capacidade de transmissão, o que ainda não pode ser concluído.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!