Um pronunciamento da Nasa informou que o Ingenuity, o simpático helicóptero solar de exploração da Nasa capaz de voar por meses, está com cada vez mais dificuldades para sair do solo de Marte. A aeronave, que concluiu suas missões principais em 4 de maio, estava sendo utilizada para auxiliar o rover Perseverance dos céus, porém está apresentando dificuldades para voar após mudanças na densidade do espaço aéreo do planeta vermelho.

Segundo o piloto chefe do Ingenuity, Havard Grip, a densidade da atmosfera da cratera Jezero está cada vez menor. Esta flutuação, que pode ocorrer com mudanças de clima e estação, afeta a necessidade de empuxo que o helicóptero autônomo precisa gerar (e girar) para sair do ar.

publicidade

Na prática, o Ingenuity (“Ginny”, para os íntimos) foi desenvolvido para operar em uma atmosfera em Marte com uma densidade entre 1,2 a 1,5% da Terra, à nível do mar. Ao que parece, o helicóptero viveu para ver uma mudança nas condições.

14º voo deve ocorrer para calibrar nova rotação do Ingenuity (Imagem: Mack Crawford/Nasa)

Ingenuity terá de ter mais de 2,800 RPM para levantar outra vez

No entanto, isto está longe de ser a aposentadoria de Ginny. Para decolar de Marte outra vez, o helicóptero Ingenuity precisará atingir uma rotação superior ao que vinha utilizando.

“Existe uma maneira de lidar com este problema, porém ele envolve girar os rotores mais rápido do que nós viemos fazendo até agora”, avisa Grip. “Na verdade, eles terão de girar mais rápido do que nós já tentamos com o Ingenuity ou qualquer um de nossos helicópteros de teste na Terra.”

Na data de hoje (17), a Nasa realizou um teste com o helicóptero marciano girando os rotores a 2,800 rpm, e afirma que está preparada para conduzir o próximo voo. O teste será de confirmação se o nível de rotações está adequado para corresponder ao ajuste de densidade atmosférica de Marte.

O 14º vôo do helicóptero autônomo ainda não tem data confirmada.

Via CNet

Imagem: Divulgação/Nasa

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!