O ator e comediante brasileiro Luis Gustavo Blanco morreu aos 87 anos em Itatiba, na região metropolitana de São Paulo (SP) neste domingo (19). Famoso pela interpretação de Vavá, no humorístico ‘Sai de Baixo’, ele sofreu complicações por conta de um câncer no intestino que, de acordo com informações da família, estava em tratamento desde 2018. A notícia foi confirmada por Cassio Gabus Mendes, sobrinho do artista, por meio do Instagram.

Luís Gustavo colecionou papéis memoráveis na dramaturgia do canal Rede Globo e em outras grandes produções nacionais. Ele deixa a mulher, dois filhos e uma neta. “Informo que meu querido Tatá faleceu hoje, vítima de câncer. Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio”, escreveu Cassio na rede social.

publicidade

O ator descobriu o câncer de intestino em 2018, e tratava a doença afastado do trabalho, longe dos holofotes, no interior de São Paulo. O trabalho mais recente dele, inclusive, foi em ‘Malhação: Vidas Brasileiras’, de 2018, como o personagem Heitor Laroche.

Luis Gustavo ficou conhecido com personagens como Beto Rockfeller, protagonista da novela homônima da TV Tupi (1968), o detetive Mário Fofoca, de ‘Elas por Elas’ (1982) e o estilista Victor Valentim da primeira versão de ‘Ti-Ti-Ti’ (1985) – ambas produções da Rede Globo. O sucesso nacional, no entanto, foi alcançado como Vavá na sitcom humorístico ‘Sai de Baixo’, criada pelo artista ao lado de Daniel Filho e encenada entre 1996 e 2002.

Na produção, Luís Gustavo deu vida ao patriarca de uma família problemática composta por Cassandra (Aracy Balabanian), Magda (Marisa Orth), Caco (Miguel Falabella) e os empregados Ribamar (Tom Cavalcante) e Edileusa (Claudia Jimenez). Ele voltou a interpretar o personagem em ‘Sai de Baixo – O Filme’, lançado em 2019.

O ator também marcou presença no cinema nacional, principalmente pela participação em comédias como ”Os Penetras’ (2012), ‘O Casamento de Romeu e Julieta’ (2005), além de ter protagonizado ‘As Aventuras de Mário Fofoca (1982), filme solo de um dos personagens mais famosos da carreira de Luis Gustavo.

Luiz Gustavo, célebre ator e comediante, morre aos 87 anos
Luis Gustavo, célebre ator e comediante, morre aos 87 anos. Imagem: Divulgação/Rede Globo

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!