A síndrome de Kleefstra é uma doença cerebral genética que leva os pacientes à deficiência intelectual. Ao analisar a doença, pesquisadores RIKEN Cluster for Pioneering Research, no Japão, conseguiram revertê-la, aliviando muitos sintomas.

Os cientistas realizaram um processo em um camundongo logo após o nascimento. “Nossos estudos em ratos forneceram novas informações sobre o que causa as anormalidades comportamentais associadas à síndrome e mostraram que a cura é uma possibilidade real no futuro”, afirmou o autor do estudo, Yoichi Shinkai.

Imagem de um cérebro sendo tocado por uma mão humana. Projeto brasileiro de mapeamento cerebral será financiado pela Chan Zuckerberg Initiative, do cofundador do Facebook
Pesquisadores descobrem maneira de reverter doença cerebral. Imagem: PopTika/Shutterstock

A doença é causada pela ausência ou mutação do gene EHMT1, que gera a falta de GLP, uma proteína cujo trabalho é controlar genes relacionados ao desenvolvimento do cérebro por meio de um processo chamado metilação de H3K9. Sem a mentilação do H3K9, as conexões entre os neurônios no cérebro não se desenvolvem normalmente, resultando na deficiência intelectual.

Durante a pesquisa, os cientistas incentivaram artificialmente a produção de GLP nos camundongos logo após o nascimento, para isso foram criados dois grupos: um que recebeu o estímulo específico para neurônios adultos e outro em todo o cérebro.

Foi possível notar que o tratamento em ratos entre três e quatro semanas de idade foi capaz de resgatar rapidamente os níveis de metilação de GLP e H3K9 nos dois grupos testados. Porém, o comportamento continuou gerando melhoras várias semanas depois do tratamento apenas nas cobaias que receberam o estímulo para produção de GLP em todo o cérebro.

Leia também!

Os pesquisadores identificaram que a melhora significativa foi encontra em um grupo específico devido uma neuroinflamação na micróglia, responsável por controlar as respostas imunológicas.

O estudo agora pretende entender se o mesmo quadro se aplica à humanos. “Embora ainda não saibamos se nossas descobertas serão aplicáveis ​​a pacientes com síndrome de Kleefstra, mostramos que a cura após o nascimento é possível e acreditamos que isso trará esperança aos pacientes e suas famílias”, disse Shinkai.