O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Ventiur Aceleradora anunciaram na segunda-feira (20) a abertura do programa Delta Capital, projeto que visa ajudar startups em um dos momentos mais desafiadores de sua jornada: a captação de investimentos.

A expectativa da parceira é atender gratuitamente 1 mil startups do Estado de São Paulo dentro do período de dois anos.

O Programa irá dividir as startups em dois grupos: um para as empresas em estágio intermediário, onde receberão capacitação; e outro para as consideradas avançadas, que terão mentoria focada na preparação para se conectar com investidores.

“A Ventiur aplicará uma metodologia de mentoria que tem sido desenvolvida e aprimorada ao longo de oito anos e que já levou à análise de mais de 3 mil startups, com diversos exits bem-sucedidos”, explicou o CEO da Ventiur, Sandro Cortezia.

publicidade
Ilustração de investimentos em startups
Sebrae-SP e Ventiur Aceleradora abrem programa para capacitação gratuita de startups. Olivier Le Moal/Shutterstock

Uma pesquisa do Sebrae feita em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apontou que 58% das startups desconhecem formas de captação de recursos, como investidor-anjo, capital semente, venture capital, investimento coletivo (crowdfunding), subvenções e editais.

No entanto, 55% delas necessitavam de crédito na pandemia para o desenvolvimento de produto, serviço ou processo novos.

Para o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit, existe uma escassez de capacitações relacionadas à captação de investimento, principalmente porque o que temos disponível no mercado ou são iniciativas pagas ou em inglês – o que dificulta o atendimento.

“Temos um grande objetivo hoje de fomentar o amadurecimento do ecossistema paulista de startups. O papel do Sebrae-SP é contribuir para que ideias inovadoras se fortaleçam no mercado. E um desses caminhos é preparar as startups para receber investimentos e fazer essa conexão com investidores”, disse.

Leia mais!

O Delta Capital é a primeira de uma série de ações voltadas para o fomento da inovação financeira e para o acesso à capital promovidas pelo Sebrae-SP.

O programa também irá oferecer meetups com empreendedores e investidores, workshops, eventos sobre venture capital, corporate venture capital e empreendedorismo, além de lançar e-books educacionais, panoramas sobre investimentos e mapeamento de fundos.

As inscrições para o Delta Capital podem ser feitas por aqui.

Crédito imagem principal: Gajus/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!