A Xiaomi anunciou um dispositivo que reúne as funções de termômetro e higrômetro em um único aparelho. O acessório mede 35 x 35 mm e além de aferir a temperatura também realiza o monitoramento eletrônico da umidade do ambiente.

De acordo com a Xiaomi, o termômetro Thermometer & Hygrometer possui um sensor digital de alta precisão Swiss Sensirion integrado que possibilita o levantamento de mudanças sutis de temperatura e umidade causadas pela respiração. Ele também conta com um alerta para informar o usuário quando é necessário ajustar a temperatura e a umidade do ambiente.

publicidade

O termômetro da Xiaomi utiliza bateria CR2450 que pode fornecer até dois anos de carga, além de uma proteção magnética na parte traseira que permite fixá-lo em superfícies de metais.

Xiaomi lança termômetro smart por financiamento coletivo. Imagem: Xioami/divulgação
Xiaomi lança termômetro smart por financiamento coletivo. Imagem: Xioami/divulgação

Armazenamento em nuvem e modo proteção

O termômetro da Xiaomi também vem com recursos de armazenamento de dados de temperatura e umidade. Os dados podem ser carregados para a nuvem quando o dispositivo é emparelhado com o aplicativo MIJIA via Wi-Fi ou Bluetooth. Os dados são exibidos no aplicativo em forma de curva que auxilia no entendimento das mudanças de temperatura e umidade.

Além disso, o dispositivo também vem com um modo de proteção de bebês. Quando a temperatura ou umidade interna exceder a zona de conforto de um pequenino, o aplicativo Mijia irá lembrá-lo automaticamente. Ao mesmo tempo, fornecerá sugestões de melhorias para que o bebê seja protegido de forma mais inteligente.

Apesar da conectividade via Bluetooth, a Xiaomi não informou se o sistema do termômetro possui integração para controlar outros dispositivos da casa como aparelhos de ar-condicionado e aquecedores. O mais provável é que esta integração aconteça por meio de aplicativos de gestão IoT como o próprio Mijia, bem como outros assistentes virtuais como a Alexa e o Google Home.

Leia mais:

Aparelho será vendido via Crowdfunding

Por se tratar de um dispositivo com baixa adesão entre os usuários, a Xiaomi preferiu adotar uma estratégia de financiamento coletivo para a produção do seu termômetro/higrômetro. O dispositivo pode ser adquirido a partir do dia 22 de setembro no site oficial da fabricante chinesa por US$ 8 (R$ 42).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!