A General Motors (GM) está retomando o segundo turno na sua fábrica em Gravataí (RS) para a produção de seus Chevrolets Tracker, Onix e Onix Plus no Brasil a partir do dia 4 de outubro. A multi-montadora estima dobrar o volume de sua produção para atender ao mercado que, segundo ela, está em crescente demanda dos modelos.

O complexo de São Caetano do Sul (SP) também fez parte da reabertura do segundo turno, que ocorreu no dia 27 de agosto. Em março deste ano, a GM havia paralisado suas produções no Brasil por conta da crise dos semicondutores, já que os modelos Onix possuem mais que o dobro destes componentes em comparação aos concorrentes da mesma categoria.

publicidade

“Este é um momento muito importante para funcionários, sindicatos, fornecedores, concessionários e consumidores”, afirma Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul. A expectativa é de que a montadora retome o ritmo positivo que teve no começo do ano.

Segundo a Quatro Rodas, o Onix mantinha o topo da colocação no primeiro trimestre de 2021 como carro mais vendido do Brasil — um ranking que despencou desde a paralisação das fábricas. A queda começou em abril, quando foi desbancado pelo Fiat Strada. Em junho, já era o 22º modelo mais comercializado, com 2.532 unidades comercializadas.

GM investe R$ 10 bi para produção de picapes no Brasil

Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS); semicondutores afetam produção de carros. Imagem: Divulgação/GM
Fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS); semicondutores afetam produção de carros. (Imagem: Divulgação/GM)

O aumento coloca todas as fábricas da GM no Brasil de volta à produção em dois turnos, com o complexo de São José dos Campos (SP) produzindo as novas picapes Chevrolet S10 desde maio deste ano. Segundo a montadora, o veículo entrou para o topo do segmento em agosto devido à alta no agronegócio.

Ainda no segmento das picapes, a multi-montadora afirma que está investindo R$ 10 bilhões na modernização das fábricas da Chevrolet no estado de São Paulo. As estruturas deverão comportar a produção dos novos modelos de Montana.

Imagem:

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!