Após o lançamento do telescópio Stellina em 2018 e do modelo Vespera há menos de um ano, a fabricante francesa de telescópios Vaonis está lançando um modelo ultrapoderoso: o Hyperia, que promete imagens com resolução de até 61 milhões de pixels.

O novo telescópio ultrapotente Hyperia, nas três opções de cores. Imagem: Vaonis – Divulgação

Hyperia faz referência a Hyperion, nome de um titã da mitologia grega que foi o primeiro astrônomo a estudar o movimento do Sol, da Lua e das estrelas, sendo, por esse motivo, chamado de pai desses astros.

E o nome não é à toa. Segundo o fabricante, o telescópio será um verdadeiro titã no mercado especializado, medindo 1,80 m na posição aberta e pesando 75 kg.

Novo telescópio Hyperia terá motorização de observatórios profissionais

“Desde a criação da Vaonis, temos o compromisso de tornar a exploração do Universo acessível a todos”, afirmou o fundador da Vaonis, Cyris Dupuy, em comunicado.

publicidade

‘Acessível’, em termos, pois o Hyperia não é para qualquer bolso. De acordo com o site do fabricante, ele custa em torno de 52 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$320 mil. Ele é vendido sob encomenda, e a produção leva de 12 a 18 meses para ser concluída. Os compradores podem acompanhar o processo de fabricação pelo site.

Leia mais:

“Tornar as tecnologias mais eficientes do mercado acessíveis ao público mais exigente representa um novo passo dado pela nossa empresa com a criação da Hyperia. Como o resto de nossos produtos, facilidade de uso e experiência estão no DNA da Hyperia”, disse Dupuy.

Segundo o site Space, a empresa diz que o telescópio Hyperia, além de figurar entre os mais potentes do mercado, será equipado com a motorização Direct Drive, que é utilizada nos maiores observatórios profissionais, proporcionando aos seus usuários excelente qualidade de rastreamento e velocidade de apontamento.

Ancorado no solo, o Hyperia foi projetado para ser elegante e durável. O material usado para o telescópio é o zicral, uma liga comumente utilizado na indústria aeroespacial por seu desempenho mecânico de alta qualidade e maior resistência a condições extremas. Ele vem disponível nas cores cinza, prata e branco.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!