Nesta terça-feira (21), o general John J. Raymond, chefe de operações da Força Espacial dos EUA (USSF), revelou o protótipo do novo uniforme da instituição na Conferência Aérea, Espacial e Cibernética da Associação da Força Aérea, em National Harbor, Maryland.

O traje, classificado como uniforme de gala, consiste em calça cinza e casaco azul escuro, no qual constam seis botões prateados dispostos diagonalmente, dando ao conjunto uma vibe “Battlestar Galactica”, franquia de filmes e séries de ficção científica sucesso na década de 1970 (e que ganhou nova versão entre 2004 e 2009, disponível no Amazon Prime Video).

Novo uniforme de gala da Força Espacial dos EUA parece saído de uma obra de ficção científica. Imagem: United States Space Force

Reforçando o apelo sci-fi, cada botão traz o logotipo delta “Star Trek” da USSF. O número de botões faz referência ao status da instituição como o sexto e mais novo ramo militar americano, segundo artigo da revista Força Aérea.

Força Espacial também tem novo uniforme esportivo

Na segunda-feira (20), a USSF tuitou um vídeo em que mostra o uniforme de treinamento físico, que, atualmente, está passando por um “teste de desgaste”. 

publicidade

Composto por camiseta cinza e shorts pretos, o uniforme é usado no vídeo pela corredora Mahala Norris, que ganhou o título de corridas de obstáculos da NCAA (sigla em inglês para Conselho de Cooperação Aduaneira), neste ano.

Também na segunda-feira, a USSF revelou sua insígnia para os membros alistados: um hexágono azul escuro em torno de um delta branco, com listras brancas horizontais em todo o hexágono indicando graus mais elevados. 

Leia mais:

De acordo com a corporação, o hexágono é referência ao status de sexto braço das forças armadas americanas.

A Força Espacial dos EUA foi criada em dezembro de 2019, pelo Departamento da Força Aérea. A configuração é semelhante à do Corpo de Fuzileiros Navais, que faz parte oficialmente da Marinha dos Estados Unidos.

“A USSF é um serviço militar que organiza, treina e equipa forças espaciais para proteger os interesses dos EUA e aliados no espaço e fornecer capacidades espaciais para a força combinada”, diz a declaração de missão da instituição. “As responsabilidades da USSF incluem o desenvolvimento de Guardiões, a aquisição de sistemas espaciais militares, o amadurecimento da doutrina militar de poder espacial e a organização de forças espaciais para apresentar aos nossos Comandos de Combate”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!