A missão Inspiration4 da SpaceX já até passou, mas novos materiais relacionados à primeira viagem 100% civil feita em caráter comercial ainda estão aparecendo pela internet: no fórum online Reddit, um novo vídeo mostra a reação da equipe da Inspiration4 no instante em que eles viram a Terra do espaço.

Três dos quatro tripulantes podem ser visto desde o início, olhando atentamente para a “cupola” da nave Crrew Dragon, perdendo completamente as palavras no instante mais derradeiro – quando a Terra se mostra a eles. O vídeo é embalado pela obra clássica Also Sprach Zarathustra, poema sinfônico composto por Richard Strauss em em 1896 e que serve de trilha sonora para o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.

publicidade

A visão tão aberta do planeta se deu pelo fato de que a nave Crew Dragon da missão foi especialmente adaptada pela SpaceX, que removeu uma porta de acoplagem para instalar o que chamou de “cupola”, uma espécie de janela em formato de domo, que confere uma visão em 360º do espaço para quem estava dentro da nave.

A missão Inspiration4 foi coordenada e financiada pelo empreendedor do e-commerce Jared Isaacman, no intuito de levantar fundos de auxílio ao hospital St. Jude, líder na pesquisa e tratamento do câncer ósseo infantil. Junto dele, estavam também Hayley Arceneaux (assistente clínica e sobrevivente do câncer ósseo), Sian Proctor (professora de geologia e artista amadora) e Chris Sembroski (ex-engenheiro de dados da Lockheed Martin).

Leia também

Se você estranhou alguns membros da missão filmando tudo pelos seus celulares ao invés de, bom, admirar a visão com os próprios olhos, ao menos ficará contente de saber que essas filmagens também começaram a aparecer no Twitter. O próprio Isaacman publicou o vídeo que filmou em seu perfil na rede social:

A missão Inspiration4 retornou à Terra no último sábado, 18. O objetivo era o de juntar aproximadamente US$ 200 milhões em doação para o hospital. Com US$ 50 milhões doados pelo próprio Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, a meta foi mais do que batida.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!