A Microsoft fez um redesign total de seus notebooks flagships com o novo Surface Laptop Studio. Em vez de ter uma tela destacável como nos modelos anteriores, o Surface Studio conta com uma tela que desliza para frente do teclado e transforma o notebook numa espécie de tablet, no que a Microsoft chama de “modo estúdio”. 

A tela é o maior destaque do Surface Laptop Studio, que conta com três modos: notebook, palco e estúdio. O display PixelSense Flow de 14,4 polegadas permite até 120 Hz e Dolby Vision. A dobradiça que faz a tela deslizar é a Dynamic Woven Hinge, que a Microsoft garante resistir bem às transições entre os modos. 

publicidade
Divulgação / Microsoft

No primeiro modo o usuário usa o Surface Studio como um notebook típico, com acesso ao teclado e touchpad com tecnologia háptica. O modo palco, com a tela deslizando até cobrir o teclado, foi pensado para jogar videogames, assistir conteúdo e fazer apresentações. A touchscreen do Surface Studio também pode ser usada para ilustração digital com a caneta Surface Slim Pen 2, que pode ser encaixada na base do notebook mas é vendida separadamente.

No modo estúdio a tela fica voltada para cima do Surface Studio, e permite escrever, desenhar e fazer rascunhos. Como o The Verge apontou, a Microsoft não chamou esse último modo de “tablet” porque o notebook pesa quase 1,8 quilo, e o modo estúdio deixa o computador com 7 polegadas de grossura.

Nas demais especificações, o Surface Laptop Studio vai contar com versões com processadores de 11ª geração da Intel Core i5 e Core i7. Os modelos com Core i5 têm gráficos Iris Xe da Intel, já os modelos com Core i7 têm GPU RTX 3050 Ti da Nvidia e 4GB de VRAM. O usuário também vai poder escolher entre 16 GB e 32 GB de RAM, e até 2 TB armazenamento SSD removível. Com essas especificações, o Studio é capaz de rodar os últimos jogos para PC sem problemas.

Divulgação / Microsoft

Por fim, o Surface Studio tem duas entradas USB com Thunderbolt 4, carregamento Surface Connect e entrada para fones de ouvido de 3,5mm. Com as entradas Thunderbolt é possível conectar o notebook a telas 4K ou GPUs externos. 

Leia mais:

O Surface Laptop Studio já está em pré-venda nos EUA pelo preço inicial de US$1.600 (cerca de R$8.500 na cotação atual).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!