Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, os dois cosmonautas russos que vivem na Estação Espacial Internacional (ISS) entrarão a bordo da nave Soyuz MS-18 na próxima terça-feira (28), mudando-a de lugar para abrir espaço para os cineastas que devem produzir o filme The Challenge. Os dois serão acompanhados por Mark Van De Hei, da Nasa.

A missão, apelidada Expedition 65, verá a nave Soyuz ser desacoplada do módulo russo Rassvet, que está virado em direção à Terra; e levada para o módulo Nauka, que a agência espacial russa Roscosmos conseguiu lançar em direção à ISS em julho deste ano. A missão tem previsão para início às 9h21 de terça (horário de Brasília), com transmissão ao vivo a partir das 9h no canal da Nasa no YouTube, e também no app e site oficial da agência.

publicidade

Leia também

Atracada na ISS, a nave espacial Soyuz MS-18 será reposicionada para outro módulo na estação
A espaçonave Soyuz MS-18, atracada no módulo Rassvet da Estação Espacial Internacional, será reposicionada para outra parte da ISS (Imagem: Nasa/Divulgação)

Com o espaço liberado, uma nova nave Soyuz (especificamente, Soyuz MS-19) poderá se atracar ao módulo Rassvet, de onde desembarcarão Anton Shkaplerov, cosmonauta da Roscosmos; Klim Shipenko, diretor de cinema russo; e Yulia Peresild, atriz do cinema russo. Na última semana, nós falamos sobre como os três pretendem gravar o primeiro longa-metragem feito inteiramente no espaço.

O lançamento da Soyuz com a equipe de cinema está previsto para 5 de outubro de 2021 – uma semana depois da realocação da nave na ISS. O interessante é que a Soyuz realocada será a responsável por voltar à Terra com a equipe de cinema, após o fim das gravações.

Enquanto isso, a “nova” Soyuz (MS-19) continuará atracada na Estação Espacial Internacional.

Na semana passada, em uma conferência veiculada por técnicos da Roscosmos, a atriz Yulia Peresild – que está em vias de ser a primeira profissional do ramo no espaço – falou sobre o seu treinamento: “Pelos primeiros dois segundos, é assustador. Depois, porém, fica lindo”. A atriz de 37 anos não é muito conhecida no Ocidente, mas no cinema russo, já participou de filmes como The Bride (2006) e Captive (2008), mas seu maior trabalho foi o filme The Edge, de 2010.

Em The Challenge, ela viverá uma médica enviada às pressas para a ISS a fim de salvar a vida de um cosmonauta – nome pelo qual os russos se referem aos seus viajantes do espaço (“astronauta” tem um outro sentido para eles).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!