O entendimento e propagação da Covid-19 intriga médicos e pesquisadores. A curiosidade também ocorre quando o assunto é cannabis medicinal. Nesse contexto, os efeitos colaterais do coronavírus estão sendo descobertos ao longo da pandemia, o que pode dificultar tratamentos e também o próprio diagnóstico.

Mesmo após receberem alta, algumas pessoas continuam com complicações em diversos órgãos e funções corporais e precisam de acompanhamento contínuo, a chamada Covid longa. Mas como a cannabis medicinal pode ajudar contra o vírus?

publicidade

Uma pesquisa que investiga os efeitos do uso de canabidiol (CBD – cannabis medicinal – em pacientes que estão prestes a iniciar a fase 3, com testes em voluntários humanos. Segundo o coordenador, Edimar Bocchi, professor da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina (FM) da USP e cardiologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, o foco era pacientes com insuficiência cardíaca.

“Com o estudo das propriedades dessa medicação, nós também tivemos interesse em testar em várias outras circunstâncias cardiológicas”, afirmou Bocchi ao Jornal da USP.

publicidade

O avanço dos testes estão em fase de análise nas comissões de ética, sendo que o estudo avaliará a resposta do canabidiol na comparação com placebo em cerca de 300 pacientes ao longo de três meses, com previsão de que essas pessoas sejam selecionadas a partir de novembro.

“Os pacientes selecionados terão que apresentar um comprometimento importante da qualidade de vida pelos sintomas pós Covid ou um comprometimento da capacidade de exercício”, disse.

publicidade

Segundo Bocchi, o medicamento já foi testado – e com sucesso – em outras condições que apresentam semelhanças com a infecção, como dor crônica e pós câncer. Por isso, as expectativas dos especialistas para a eficácia do tratamento são altas.

Leia mais:

publicidade

Como funciona a cannabis medicinal?

O canabidiol é um dos ativos da Cannabis sativa, o qual é estudado pela medicina por terem evidências que já comprovaram sua eficácia contra diversas doenças, como esclerose múltipla, dores crônicas, epilepsia e até depressão.

Ademais, a planta age contra quadros inflamatórios graves e é por isso que a equipe da USP quer usar em quem sofre com a Covid longa. De acordo com o levantamento da Folha de S. Paulo, 38 países já regularam de alguma forma a Cannabis medicinal, incluindo o Brasil, além de exemplos como a Alemanha, a França, o Canadá e os Estados Unidos.

Fonte: UOL

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!