O Android recebeu uma atualização que permite controlar o celular com gestos faciais, como olhar para a esquerda ou direita, abrir a boca, sorrir ou levantar uma sobrancelha. A função de acessibilidade visa facilitar a vida de pessoas com deficiências motoras ou de fala na hora de usar o celular.

A ferramenta se chama Interruptores de Câmera, parte da suíte de acessibilidade do Android. A função transforma a câmera de selfie do celular em um tipo de interruptor, com o usuário podendo escolher uma combinação de gestos para tarefas como abrir notificações, escolher entre músicas e vídeos, e voltar para a tela inicial. Os usuários também podem adicionar e personalizar gestos de acordo com suas capacidades de movimento.

Segundo o Google, com a nova função a câmera do celular funciona como “uma ferramenta adaptativa que substitui o teclado, mouse ou a necessidade de tocar na tela”. O Interruptores de Câmera começa a ser implementado esta semana e deve estar acessível para todos os usuários até o final do mês, segundo a companhia. 

Leia mais:

O Google também está lançando um app voltado para pessoas que não conseguem falar ou têm condições neurológicas chamado Project Activate, por enquanto só disponível nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. Com ele os usuários poderão fazer chamadas, mandar mensagens de texto e passar um texto para voz, entre outras funções, também usando gestos faciais.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!