Uma proposta de lei da Comissão Europeia quer obrigar todos os fabricantes de smartphones e outros acessórios eletrônicos a implementar uma entrada de carregador USB-C em seus produtos. A proposta visa diminuir o lixo eletrônico gerado por consumidores tendo que comprar novos carregadores compatíveis quando trocam de aparelho.

Segundo um relatório de 2016, o bloco europeu produziu um total de 12,3 milhões de toneladas de lixo eletrônico até aquele ponto.

“Carregadores alimentam nossos eletrônicos mais essenciais. Com mais e mais aparelhos, mais e mais carregadores são vendidos que não são intercambiáveis ou que não são necessários. Vamos por um fim nisso”, disse o comissário da União Europeia Thierry Breton. “Com a nossa proposta, os consumidores europeus poderão usar um único carregador para todos os seus aparelhos portáteis, um passo importante para aumentar a conveniência e reduzir os resíduos eletrônicos.”

Se aprovada, a lei também vai se aplicar a tablets, fones de ouvido, alto-falantes portáteis, consoles e câmeras.

publicidade

Como o The Verge apontou, a companhia mais impactada pela lei será a Apple, cujos aparelhos usam seu carregador Lightning próprio, em vez da entrada USB-C implementada pela maioria das fabricantes de dispositivos portáteis. 

“Ficamos preocupados que uma regulação rígida obrigando apenas um tipo de conector possa sufocar a inovação ao invés de encorajá-la, o que vai prejudicar os consumidores na Europa e no resto do mundo”, um porta-voz da Apple disse à Reuters. A companhia também argumenta que a lei pode gerar mais lixo eletrônico quando os consumidores jogarem fora seus carregadores Lightning. 

Vale apontar que a lei não se aplica a aparelhos que usam carregamento sem fio Qi.

Leia mais:


A lei ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento Europeu, que já votou a favor de novas regras para carregadores comuns no começo de 2020. Se a diretiva for mesmo aprovada, os fabricantes terão 24 meses para se adaptar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!