Um consórcio de quatro empresas britânicas elaboraram um conceito de roadster elétrico, o Aura, desenvolvido para rodar longas quilometragens com baixíssima emissão de poluentes. A proposta de automóvel, fundada pelo Escritório de Veículos de Zero Emissão (OZEV), surgiu para combater a noção de que veículos elétricos possuem baixa autonomia, já que esse esportivo roda até 400 milhas (pouco mais de 640 km) numa carga completa.
Revelado durante a feira CENEX-LCV, o Aura é uma mistura de design futurista com os conversíveis dos anos 50. Desenvolvido com fibra de compostos naturais, todos os detalhes do automóvel são pensados para viabilizar a longa autonomia do carro conceito.
A depressão no capô, por exemplo, foi desenvolvida por computador para aproveitar a aerodinâmica do fluxo do automóvel. As rodas traseiras do Aura também são cobertas para reduzir atrito, o que confere ao carro elétrico esse aspecto meio de banheira gigante.
As duas baterias de 44 kWh estão distribuídas pelo veículo, com uma delas na parte frontal e outra no inferior do chassi. A dinâmica entre as posições deve equilibrar melhor o peso dos componentes no eixo do automóvel. O trem de força, desenvolvido pela Potenza Technology, equipou o veículo com rodas de grande diâmetro e baixa resistência, para reduzir fricção contra o solo.
Sistema do Aura também quer remover insegurança sobre carro elétrico
Os criadores do conceito não divulgaram informações sobre motor, portanto, fica difícil estimar velocidade e torque do Aura. Ao invés disso, o foco da banheirona elétrica é provar que carros elétricos podem ir longe, são confiáveis e não deixarão você na mão.
Além de toda a estrutura de liga leve e bateria dupla, o conceito possui um sistema de cálculo de trajeto específico da Spark EV. Em linguagem Android, o computador de bordo mostra não apenas a navegação do Aura, mas também até onde a carga disponível consegue levar o carro elétrico.
A startup estima que o sistema oferece uma avaliação de bateria com precisão de 99,5% e que, à medida que aprende os hábitos do motorista, consegue adaptar o desempenho.
Por ser uma prova de conceito, o Aura ainda não possui ofertas de comercialização. É possível que as fabricantes utilizem o automóvel como prova de funcionamento de seus respectivos componentes aos investidores.
Via Autocar
Imagem: Reprodução/Motor1
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