Após o retorno à Terra da tripulação da missão Shenzhou 12, depois de 90 dias a bordo do módulo Tianhe na estação espacial Tiangong, a China deve lançar, pela primeira vez, uma mulher ao posto avançado orbital.

Na segunda-feira (20), a espaçonave de carga Tianzhou 3 foi lançada e atracou no módulo Tianhe, transportando quase 6 mil kg de suprimentos, e a tripulação da missão Shenzhou 13 deve embarcar por volta de 3 de outubro.

publicidade
Wang Yaping é uma das duas únicas astronautas mulheres da China. Imagem: Xinhua / Qin Xian’an

Embora a tripulação ainda não tenha sido oficialmente anunciada, a mídia chinesa está discutindo abertamente a inclusão de uma astronauta. 

Essa suposição parece ser bem fundamentada, uma vez que o trio reserva para a missão Shenzhou 12, que enviou Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo para orbitar, contava com a astronauta Wang Yaping, além dos taikonautas homens Zhai Zhigang e Ye Guangfu.

Leia mais:

Grupo de astronautas chineses é predominantemente masculino

Wang Yaping também fez parte da equipe reserva do Shenzhou 9, que lhe deu aval para compor a tripulação da missão Shenzhou 10, que visitou Tiangong 1, um laboratório espacial experimental que foi projetado como um teste para o módulo Tianhe. Durante a missão, Wang fez uma palestra em órbita para crianças em idade escolar.

De acordo com o site Space, se for confirmada para a Shenzhou 13, Wang se tornaria a primeira mulher a visitar a Estação Espacial da China, o que é um grande marco, tendo em vista que o corpo de astronautas do país é predominantemente masculino.

Além de Wang, apenas Liu Yang compõe o grupo de 12 taikonautas. Liu Yang esteve no Shenzhou 9, em 2012, um ano antes do primeiro voo de Wang.

A situação provavelmente se tornará ainda mais dominada pelos homens. A China concluiu uma nova rodada de seleção de astronautas em 2020, depois de abrir inscrições pela primeira vez para pilotos da Força Aérea. Porém, dos 18 estagiários selecionados, apenas um era mulher.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!