O Gmail é o serviço de e-mail do Google. Com 1,8 bilhão de usuários globalmente, segundo levantamento da SaaS Scout, ele é certamente um dos mais utilizados atualmente e grande rival do Outlook (antigo Hotmail).

E um dos principais diferenciais dele é que, ao contrário de serviços similares, além de permitir que você tenha outras contas adicionadas e alterne de um e-mail para outro com o recurso de “Fazer login com outra conta”, o Gmail também permite que você realize o login com outra conta que não atrelada ao Google.

publicidade

Ou seja, você pode usar um endereço de e-mail alternativo – opção especialmente válida quando esquecemos o endereço original, ou precisamos nos logar por um dispositivo diferente.

Além disso, apesar de muitos acharem que não é possível sair da conta Gmail no celular, existe uma maneira de desconectar da conta e acessá-la com outro endereço – sem ser por meio de contas múltiplas ou alternativas. Opção bastante útil caso você queira criar um Gmail ou nova conta Google e precise excluir o endereço antigo.

Acompanhe o tutorial completo do Olhar Digital e saiba como usar todas essas opções, tirando o máximo proveito do seu Gmail.

Leia também:

Como entrar no Gmail com outro login no celular ou desktop?

No computador:

  1. Abra o Gmail e clique em cima da sua foto de perfil;
Como acessar conta Gmail pelo computador
  1. Em seguida, clique em “Sair” para sair da conta e entrar com outro login;
Como acessar conta Gmail pelo computador
  1. Depois, clique em “Usar outra conta”;
Como acessar conta Gmail pelo computador
  1. Digite o novo login, em seguida toque em “Próxima” e adicione a senha.
Como acessar conta Gmail pelo computador

No celular:

  1. Abra o app Gmail, clique em sua foto e toque em “Gerenciar contas neste dispositivo”;
Como acessar conta Gmail pelo celular
  1. Você pode tanto escolher “Remover deste dispositivo” para deslogar sua conta Gmail do celular – bem como de todos os apps que estejam logados com essa conta – como optar por apenas desativá-la, deslizando a chave seletora ao lado;
Como acessar conta Gmail pelo celular

Vale ressaltar que, conforme informações do Google, “dependendo do dispositivo em que você usa o Gmail, é possível sair, remover sua Conta do Google ou alternar entre contas diferentes”.

No caso de Android e iPhone, a única forma de sair da conta é removê-la do dispositivo – ao contrário do computador, que você pode apenas “Sair”, mas o resultado final é o mesmo.

Vale dizer que remover a conta de um dispositivo não significa que a sua conta do Google foi excluída, apenas que ela foi ‘deslogada’ daquele aparelho.

Como entrar no Gmail com outro login: maneira alternativa

O Gmail também oferece uma maneira alternativa para você acessar sua conta a partir de um outro e-mail.

Como assim? Você pode adicionar um e-mail alternativo não atrelado ao Google e, se por acaso não conseguir fazer login com a conta Gmail original, pode usar esse outro endereço eletrônico – que pode ser de outras empresas, como Hotmail e Yahoo! Mail, por exemplo.

Como adicionar um e-mail alternativo no Gmail?

  1. Para adicionar um e-mail alternativo, abra sua conta Google e vá em “Informações pessoais”;
Entrar no Gmail com outro login maneira alternativa
  1. Role a tela até “Informações de Contato” e toque em “E-mail”. Depois, clique em “E-mails alternativos”.

Caso você não tenha nenhum e-mail cadastrado, a opção “Adicionar” estará disponível. Do contrário, clique em “Gerenciar e-mails alternativos” para excluir ou adicionar um novo endereço (neste passo, por questões de segurança, será necessário realizar seu login com senha novamente);

Entrar no Gmail com outro login maneira alternativa
  1. Feito o login, clique em “Adicionar e-mail alternativo” ou “Adicionar outro e-mail”.
Entrar no Gmail com outro login maneira alternativa

Como excluir contas alternativas do Google?

Para excluir um e-mail que já está cadastrado como endereço alternativo, mas que você não utiliza mais, basta fazer o mesmo caminho do passo a passo acima (‘Como adicionar um e-mail alternativo no Gmail?’)e tocar no ícone de lixeira, localizado ao lado do endereço que você deseja excluir.

Como excluir conta alternativa

Como entrar com uma nova conta de outro endereço?

Para alguns, este certamente é o melhor recurso do Gmail: conseguir adicionar um e-mail secundário e ter acesso a várias contas ao mesmo tempo. Afinal, hoje em dia é difícil encontrar alguém que tenha apenas uma conta, não é mesmo?

O recurso permite adicionar outro endereço eletrônico, assim você pode acessar sua caixa de entrada do e-mail pessoal, do trabalho, da faculdade, e quantos mais você quiser.

É permitido adicionar outras contas do Google, mas também endereços de serviços como iCloud (Apple), Outlook, Hotmail, Live, Office 365, Yahoo e IMAP (do inglês “Internet Message Access Protocol”, ou “Protocolo de acesso a mensagem da internet” em tradução). Este último, vale dizer, é um protocolo de gerenciamento o qual permite que você leia as mensagens do seu Gmail a partir de outros e-mails e vice-versa.

Confira o passo a passo abaixo para saber como adicionar outra conta no Gmail. O nosso procedimento foi feito pelo app no celular, que é a forma mais simples e prática de realizar o processo.

  1. Abra o app do Gmail, clique na sua foto e aperte a opção “Adicionar outra conta”;
Como entrar com uma nova conta
  1. Em seguida, selecione o tipo do e-mail que deseja adicionar – se é Google, iCloud, Hotmail, etc.
Como entrar com uma nova conta
  1. Depois, digite o endereço de e-mail e clique em “Próxima”. Adicione a senha de acesso do e-mail e clique em “Entrar” – vale lembrar que a senha utilizada aqui é a mesma combinação que você usa para logar no e-mail que você deseja adicionar, e não a senha do Gmail;

Obs: o Google provavelmente irá te oferecer o modo “Gmailify”, ferramenta do Gmail anunciada em 2016 que unifica e-mails e adiciona todos os recursos do Gmail a outras contas. No entanto, esta não é uma opção obrigatória.

Como entrar com uma nova conta
  1. Pronto, agora você pode acessar seus e-mails de outras contas em um só terminal.
Como entrar com uma nova conta

Entrar direto no Gmail: como acessar sua caixa de entrada sem senha e endereço de e-mail

Sim, também é possível entrar direto no Gmail sem que seja necessário utilizar senha ou digitar o seu endereço.

Para isso, basta configurar o Google para salvar seus login e senhas, assim o acesso fica automático. Em celulares, o uso do app também é uma opção para acesso otimizado.

Vale lembrar que, assim como o Chrome, outros navegadores como Safari, Mozila Firefox, Microsoft Edge etc. possuem a mesma ferramenta. Uma dica importante é que o recurso só deve ser usado em dispositivos de sua confiança, para evitar acessos indevidos e manter a proteção da sua conta e privacidade.

Mas vamos ao que interessa!

Como ativar o preenchimento automático do Google?

  1. Abra o Chrome, toque nos três pontinhos laterais da página e acesse “Configurações”;
Como ativar preenchimento automático do Google
  1. Na aba “Preenchimento automático”, clique em “Senhas”. Depois, ative as chaves seletoras de “Oferecer para salvar senhas” e de “Login Automático”;
Como ativar preenchimento automático do Google

Dica: nesta mesma aba, rolando para baixo, você consegue ver as senhas já salvas, sendo possível copiá-las, editá-las ou removê-las. Se você for administrador do computador onde a conta está logada, você consegue ainda checar senhas de outros sites – um truque simples e muito útil em situações onde nos esquecemos de algum login importante, que não acessamos há algum tempo, ou que queremos ter no celular ou outro dispositivo.

Entrar no Gmail com outro login: existe um limite de contas logadas ao mesmo tempo?

O Google não especifica quantas pessoas podem logar em uma mesma conta comum, mas deixa claro que “por padrão, os usuários podem fazer login em várias Contas do Google ao mesmo tempo em um dispositivo com o Chrome OS, podendo alternar entre as contas sem precisar sair e fazer login novamente.”

Para contas empresariais, no entanto, existe o Google Admin Console, onde um único administrador gerencia todos os acessos e algumas especificações de limite de contas são atrelados ao contrato do serviço. Só é possível acessar este campo com um e-mail de administrador, não sendo possível o acesso por meio do seu endereço eletrônico pessoal.

Na página inicial do Admin Console, acesse o caminho Dispositivos >> Gerenciamento do Google Chrome >> Configurações >> Usuários e navegadores, para ter acesso aos usuários.

Você também pode ir em “Experiência do usuário” e “Acesso por login múltiplo” para definir configurações específicas de acesso simultâneo.

Vale ressaltar: o login feito pelo Admin só é possível para contas corporativas, escolas, etc. No entanto, no caso de uma conta comum – de um grupo de faculdade, por exemplo – onde você precisa liberar o acesso para várias pessoas, basta que todas tenham o login e senha do e-mail.

Por meio da “Verificação de Segurança”, na aba “Segurança”, da conta, você também consegue acessar “Seus dispositivos” e gerenciar quais aparelhos estão conectados ao Gmail. Assim, é possível remover ou autorizar acessos. O procedimento pode ser feito tanto pelo computador, como pelo celular.

Entrar no Gmail com outro login limite de contas

É importante explicar que as contas múltiplas no Gmail têm configurações separadas, ou seja, “quando você faz login em várias contas, as configurações de conta não são compartilhadas entre elas, podendo ter diferentes configurações de idioma ou etapas de login, por exemplo”, conforme explica o Google.

Não consigo entrar na minha conta Google, o que fazer?

Um dos principais motivos para não conseguir acessar sua conta é digitar incorretamente a combinação da senha.

Se este for o seu caso, basta clicar em “Esqueceu a senha?” na hora do login e seguir as orientações do Google para criar uma nova combinação. Uma verificação de que é você mesmo que está tentando alterar a senha deve ser solicitada, geralmente por e-mail ou telefone celular.

Não consigo entrar na minha conta Google

O mesmo vale para quando você se esqueceu do seu endereço de e-mail. Caso o endereço alternativo também não funcione, clique em “Esqueceu seu e-mail?”.

Outra dica é sempre verificar se a tecla “Caps Lock” não está ativada – um dos problemas mais comuns que impede o login.

Essas são as duas questões mais recorrentes e básicas que impedem as pessoas de  conseguir realizar um login no Gmail.

Agora, caso você tenha verificado essas informações e mesmo assim o acesso não funciona, busque pela Central de Ajuda do Google (você pode acessá-la por aqui). Lá você pode tanto pesquisar o seu problema dentro dos “tópicos da ajuda”, que reúne as dúvidas mais recorrentes, como também pode selecionar no menu suspenso o que mais se encaixa no seu caso.

Não consigo entrar na minha conta Google

Como criar um Gmail?

Com todos esses tutoriais de ‘Como fazer login e entrar com outra conta no Gmail‘ ou ‘Como acessar outra conta Gmail pelo celular’, nós esquecemos do principal: você sabe criar um Gmail?

Preparamos um passo a passo rápido para você também saber como criar um e-mail do Google.

Primeiramente, para ter acesso ao Gmail, é necessário ter uma conta Google. Ela é que te dará acesso a vários serviços além da plataforma de mensagens, como Youtube, Google Play e Google Drive.

No computador:

  1. Para começar, acesse a página para criar sua conta aqui e preencha as informações nos espaços indicados. Siga as etapas que que aparecerão na tela para continuar;
Como criar conta Google pelo computador
  1. Depois, use a conta que criou para fazer login no Gmail. Geralmente, ao entrar na conta Google, a opção de Gmail, bem como Drive, Maps, Notícias e etc. ficam no menu lateral da página inicial de pesquisa do Google.

A opção também aparece ao lado do menu, basta clicar em “Gmail”, em qualquer um dos campos, para ter acesso a suas mensagens;

Como criar conta Google pelo computador

No celular:

O procedimento para criar um Gmail pelo celular é praticamente o mesmo que o feito pelo computador. Para acessar os e-mails, no entanto, você deve baixar o app do “Gmail”.

Isso porque, diferentemente do acesso via web, você precisará baixar cada um dos aplicativos para acessar os respectivos serviços, como Drive, Documentos, Hangouts, Chrome, pesquisa Google, entre outros. 

Como criar conta Google pelo celular

Como proteger sua conta do Gmail

Além dos problemas básicos, como esquecer a senha ou endereço de e-mail, podem surgir falhas de segurança no Gmail, como invasão por hackers. E esse pode ser um dos motivos para você não conseguir realizar o seu login. 

Assim, é importante manter sua conta segura e protegida com as dicas e recursos que o próprio Google oferece, como:

  •  Escolha uma senha forte

De acordo com o Google, uma combinação classificada como “forte” possui ao menos 12 caracteres e inclui uma mistura entre números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas. Evite usar senhas do tipo “Senha123”, que são combinações fáceis e sequenciais, ou que contenham informações pessoais, como datas de aniversário.

  • Não use a mesma senha em diferentes serviços

Usar a mesma senha em diferentes serviços é muito arriscado. Isso porque, se um invasor descobrir a senha de um único serviço, isso significa que ele poderá ter acesso a várias outras plataformas.

O Google possui uma ferramenta chamada “Check-up de senhas”, por meio da qual você pode conferir se suas combinações são consideradas “fracas”, se foram expostas em algum vazamento online, ou se estão sendo usadas em mais de uma conta.

  • Não abra e-mails suspeitos e tenha cuidado com phishing

Phishing é uma técnica usada por cibercriminosos para conseguir informações pessoais e, muitas vezes, os esquemas utilizados por eles para enganar usuários desavisados ou distraídos é bastante convincente.

Por isso, independentemente de onde partiu o e-mail que solicitou a informação sigilosa, ou quem é o destinatário da mensagem, nunca forneça suas informações pessoais – especialmente as financeiras. Mesmo que pareça que o pedido veio de algum conhecido.

Saiba que o Google, da mesma forma que bancos, nunca pede sua senha. Seja e-mail, mensagem em aplicativos mensageiros, chamada telefônica, ou mesmo SMS. Além disso, você nunca deve clicar em links, mensagens, páginas da web ou pop-ups de sites ou remetentes que não sejam confiáveis.

Caso você receba um e-mail suspeito, você sempre pode denunciá-lo como Spam ou phishing, clicando nos três pontinhos laterais do e-mail e, em seguida, em “Denunciar como Spam” ou “Denunciar como phishing”.

Como denunciar spam e phishing no e-mail do Gmail

Além disso, existem algumas características que podem ser observadas nos e-mails para verificar sua autenticidade, como checar se o endereço de e-mail e o nome do remetente correspondem, por exemplo.

Vale lembrar também que se a mensagem parece autêntica, mas ela veio com um ponto de interrogação junto ao nome do remetente, isso significa que o Gmail não consegue saber a procedência do e-mail.

  • Adicione e revise as opções de recuperação de conta

Para adicionar opções de recuperação de conta é preciso entrar em sua Conta Google e acessar a aba “Segurança”.

Em seguida, acesse “Maneiras de verificar sua identidade” e adicione seu número de telefone e e-mail. É importante que essas informações estejam atualizadas para que a verificação de segurança funcione.

Adicione também a verificação em duas etapas – também conhecida como “autenticação em dois fatores”. Para isso, na mesma aba “Segurança”, entre em “Como fazer login no Google” e ative a verificação.

De acordo com o Google, algumas dicas podem ajudar também na recuperação de uma conta, são elas: 

  1. Responder o maior número de perguntas de segurança possível;
  1. Usar um dispositivo conhecido para entrar no Gmail ou Conta Google;
  1. Ser exato na digitação de senhas e respostas;
  1. Informar um e-mail conectado à conta;
  1. Adicionar detalhes úteis, como por exemplo, se o Google perguntar “por que você não está conseguindo acessar a sua conta?”, responda especificamente “Estou viajando” ou “Acredito que minha conta foi comprometida por um malware ou por outra razão.”
  1. Não deixe seu e-mail logado em computadores e celulares de outras pessoas

Ao precisar entrar no Gmail ou Conta Google utilizando outros dispositivos em uma emergência, ou até mesmo no trabalho, por exemplo, você deve lembrar de se desconectar após concluir a atividade.

Ter sua conta acessível por meio de outros aparelhos pode também dar a outras pessoas o acesso às suas informações, o que coloca em risco seus dados e privacidade.

Você consegue acessar a maioria dessas configurações pela aba de “Segurança” da Conta Google. Ela, inclusive, mostra se todos os aspectos de uma conta segura estão ou não ativados em seu perfil e, caso não estejam, identifica os problemas a serem resolvidos – esse processo é conhecido como “Verificação de Segurança”.

Entrar no Gmail com outro login como proteger sua conta

Atualizar o software do Google também é importante, já que geralmente os updates trazem novas formas de segurança, além de corrigir bugs.

Também é recomendável a remoção de extensões e apps desnecessários do navegador porque, segundo o Google, “quanto mais apps são instalados em um dispositivo, mais vulnerável ele pode ficar. Nos dispositivos que tenham acesso a informações confidenciais, instale apenas apps e extensões de navegador essenciais. Para proteger seu dispositivo e suas informações pessoais, evite instalar apps desconhecidos ou de fontes desconhecidas.”

Caso você desconfie que tem alguém se passando por você ao criar um Gmail, você pode fazer uma denuncia pelo Internet Crime Complaint Center, ou ainda entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor do seu estado. 

Vale ressaltar que, de acordo com os Termos de Uso do Gmail, a plataforma “não pode participar de mediações sobre falsificação de identidade envolvendo terceiros”.

A empresa também possui políticas rígidas sobre assédio, abuso infantil, direitos autorais e abusos em geral, onde são disponibilizados formulários oficiais para denuncias formais junto à empresa.

Acessando outros dispositivos com maior segurança

Mais uma das ferramentas que o Google oferece para sua segurança, principalmente a partir de outros dispositivos, é o acesso como visitante.

A ferramenta é útil quando vamos acessar um dispositivo que não é nosso, como o da empresa em que trabalhamos ou de um cibercafé – antigas “lan houses”.

Para navegar como visitante, basta clicar no seu perfil no Google – nos três pontinhos laterais – e selecionar “Visitante”.

Uma nova guia se abrirá e, então, você poderá navegar sem adicionar seus dados ou salvar pesquisas na conta de outra pessoa.

No caso de um computador que você confie, mas que é usado por muitas pessoas – você, seu irmão, sua mãe, etc. – é possível ainda organizar e otimizar a navegação criando perfis. 

Para isso, basta clicar na sua foto de perfil – aquela menorzinha que fica próxima à barra de endereços – e tocar no ícone da engrenagem de “Outros Perfis”.

Entrar no Gmail com outro login como proteger sua conta

Em seguida, toque em “Adicionar” e faça o login na nova conta.

Saiba que, mesmo sem estar logado em sua conta, você também pode personalizar a aba e usá-la apenas para entrar em sites do trabalho, por exemplo. Para os perfis já existentes, há possibilidades adicionais como: alterar o nome, modificar o tema, ou mesmo excluir o perfil.

Conclusão

Ufa! Prontinho, com este artigo você aprendeu diversos aspectos de manejo e segurança na conta do Gmail.

Você viu como entrar no Gmail com outro login, como acessar (e sair) da conta Gmail pelo celular, como acessar o Gmail utilizando um e-mail alternativo, como adicionar e também excluir os e-mails alternativos, como adicionar e acessar outras contas simultaneamente, conheceu uma forma prática para acessar sua caixa de entrada sem precisar realizar login ou senha, ativando o preenchimento automático; viu como criar uma conta Gmail e, de quebra, recebeu dicas de como proteger a sua conta, além de entender como acessá-la usando outros dispositivos como visitante.

Depois de tudo isso, ainda temos uma dica bônus: o Olhar Digital trabalha sempre para desenvolver conteúdos tutoriais que ajudem você a dominar o acesso a sites, aplicativos e outros recursos e serviços disponíveis na Internet.

No caso do Gmail, nós também temos outros passo a passos ensinando truques e recursos desconhecidos do app, como trocar a foto do seu perfil (que você pode consultar por aqui), dicas sobre como liberar mais espaço de armazenamento na plataforma e sobre como transformar uma mensagem do Gmail em arquivo PDF.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os amigos e ajude outros usuários a explorar ao máximo a sua conta no Gmail!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!