Um dos recursos do YouTube Premium, o serviço de assinatura mensal da plataforma de vídeos do Google, é a possibilidade de baixar vídeos sem precisar de aplicativos ou ferramentas de terceiros.

A função já estava disponível para os assinantes pelo celular, e agora foi anunciada em fase de testes para quem acessa o YouTube pelo navegador. Confira como ativar o recurso.

Como fazer o download de vídeos do YouTube pelo navegador

De início, tenha em mente que é preciso navegar pelo YouTube através do Google Chrome, Opera ou Microsoft Edge para a novidade funcionar. Outros navegadores ainda não são compatíveis com a função.

1. O primeiro passo é acessar: youtube.com/new. O endereço lista alguns recursos experimentais que podem ser acessados antecipadamente por assinantes do YouTube Premium.

publicidade

2. Na seção ‘Faça o download de vídeos usando seu navegador’, clique em ‘Fazer um teste’.

3. Pronto! Agora, para testar o recurso, abra um vídeo no YouTube e clique em ‘Download’ como no exemplo abaixo. Um selo ‘Salvo’ em azul indica que o conteúdo foi baixado com sucesso na sua conta.

4. Em seguida, para acessar todos os vídeos baixados, clique nas três linhas verticais na lateral superior esquerda e vá para ‘Downloads’.

5. Para ajustar a qualidade em que os vídeos são baixados, clique em ‘Configurações de download’ e selecione a resolução desejada.

Os vídeos baixados ficam todos listados na seção ‘Downloads’. Imagem: Captura de tela

6. Por aqui, além das configurações de download, note também que há a opção de excluir todos os downloads.

Fácil, não? Agora você já está por dentro de mais um recurso do YouTube Premium. Vale lembrar que o download de vídeos pelo navegador ainda está em testes. Segundo o Google, o recurso estará disponível até o dia 19 de outubro. Resta saber se a novidade vai pegar ou se será descartada pela gigante de buscas após essa data.

Aprenda também a fazer o download de vídeo do Facebook nesse outro tutorial!

Leia mais:

Créditos da imagem principal: Thaspol Sangsee/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!