Na última terça-feira (14) foi anunciada a quarta edição do programa ‘Cresça com o Google para Mulheres’, uma iniciativa do Google que incentiva e capacita mulheres que buscam oportunidades de se reinserir no mercado de trabalho.

O programa é fruto de uma parceria firmada entre a gigante de tecnologia e a Rede Mulher Empreendedora, um dos nomes relevantes quando o tema é empreendedorismo feminino no Brasil.

Como funciona o ‘Cresça com o Google para Mulheres’?

Ao se inscrever, as participantes terão acesso a diversas palestras com especialistas voltadas ao futuro do trabalho, habilidades para rotinas híbridas, atitude empreendedora e aspectos para retomada de confiança após o período fora do mercado.

A nova edição foca principalmente em quem busca oportunidades de recolocação no mercado. As inscrições são gratuitas e o conteúdo, que pode ser acessado em Libras e com legendas, ficará disponível no site do programa: g.co/mulheres-trabalho.

publicidade

Impactos da pandemia

Segundo um levantamento recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a participação das mulheres no mercado de trabalho diminuiu significativamente desde o início da pandemia. Atualmente, o índice está em 45,8% — o nível mais baixo em 30 anos, quando a taxa era de 44,2%.

Alguns motivos para a baixa, de acordo com o Google, é que as mulheres ocupavam cargos nos setores mais afetados pela crise gerada pela Covid-19, além de se responsabilizar pelas tarefas domésticas, fato que acentuou ainda mais a desigualdade de gênero no mercado.

Por isso, Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil, destaca que é importante pensar na reinserção no mercado. Segundo a executiva, a iniciativa já ajudou “milhões de pessoas a entrar no mercado de trabalho, crescer na carreira ou criar o seu próprio negócio”. Em 2021, por exemplo, as três primeiras edições do programa já capacitaram mais de 11 mil mulheres.

Leia mais:

Carol Azevedo, Diretora de RH do Google para América Latina, também comenta sobre o momento de transformações do mercado, com novas rotinas e modelos de trabalho híbrido.

Segundo a profissional, estimular a participação de mais mulheres no mercado também é fundamental para aumentar a diversidade nas empresas: “Com mais diversidade presente nos times, estaremos cada vez mais perto de um futuro mais inclusivo e socialmente mais justo”, diz.

Por fim, vale destacar que o programa, somando todas as edições, capacitou mais de 1,7 milhão de brasileiras.

A partir do ‘Cresça com o Google para Mulheres’, conhecido no exterior como ‘Women Will’, o Google revela que mais de 200 mil mulheres já criaram as suas próprias oportunidades econômicas.

Créditos da imagem principal: metamorworks/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!