Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as reclamações de ligações de serviços de telecomunicações, como o de telemarketing, caíram 26,4% em agosto na comparação com o mesmo período em 2020.
De acordo com os números, no ano passado foram registradas 244.973 reclamações; já em agosto de 2021, apenas 180.232. Isso representa uma redução de 64.741 queixas.
Contudo, essa é uma queda observada há cinco anos: entre 2016 e 2020, o número total de queixas caiu 35,3%.
“As reclamações de usuários de telecom registraram queda em todos os meses de 2021 e, nos últimos cinco meses, essas reduções foram acima de dois dígitos”, disse o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
As quedas nas reclamações também são verificadas em outras plataformas como o Procon, com o projeto “Não Me Ligue”.
Em 2015, a cada 10 mil clientes de telecomunicações, 23 reclamavam. Em 2020, a cada 10 mil clientes apenas 13 fizeram reclamações.
Para Ferrari, o fenômeno mostra a efetividade dos investimentos realizados pelo setor, como o da ferramenta “Não me Perturbe”, onde o usuário pode cadastrar seu telefone para não receber as incomodas e indesejadas ligações de telemarketing e crédito consignado.
O recurso, criado pela Anatel, é de uso gratuito e você pode saber mais sobre a ferramenta e sobre como utilizá-la, neste nosso tutorial aqui.
Na telefonia móvel, a pesquisa observou que as reclamações caíram apenas 17% em agosto, se comparada ao mesmo mês do ano passado, passando de 116.572 para 96.708.
Em live realizada pelo Telesíntese com representantes da Anatel, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e da sociedade civil, as organizações concordaram que, em relação às operadoras, ainda há muito a se fazer, já que elas precisam reduzir ainda mais o número de reclamação de clientes.
Além disso, para a Superintendente de Relação com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, o sistema “Não Me Perturbe” também precisa de ajustes para se tornar ainda mais efetivo contra os telefonemas.
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No último ano, os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nas reclamações, com destaque para a TV por assinatura, cujo índice caiu de 23.194 para 12.202, o que representa 47,4%.
No serviço de internet de banda larga fixa, as reclamações também tiveram queda, passando de 64.689 para 43.901, o equivalente a 32,1%.
Crédito Imagem principal: R.classen/Shutterstock
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